Energia Térmica
A energia térmica é o termo que se refere à manifestação da energia na forma de calor. Esta modalidade de energia pode ser convertida em energia elétrica.
Significado de Energia Térmica
A energia térmica é gerada pela movimentação das partículas de um determinado corpo, o que produz calor. Nesse sentido, quanto maior a movimentação dessas partículas, maior o calor libertado. Esta pode ser convertida em energia elétrica e, assim, ser utilizada nos edifícios para o funcionamento de equipamentos elétricos e de iluminação.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
A geração de energia elétrica a partir da Energia Térmica
De forma geral, o processo utilizado para gerar eletricidade através da energia térmica é a queima de combustíveis. Para isso, é necessário que exista uma central termoelétrica responsável por realizar o processo. Nesse sentido, o material queimado – que pode ser gás, óleo, carvão ou biomassa – aquece um reservatório com água, que produz vapor a uma pressão muito alta. O vapor move as pás da turbina, que aciona o gerador. Desta forma, a energia elétrica é produzida e conduzida até um transformador para que possa ser distribuída aos consumidores. É possível, ainda, utilizar a energia térmica proveniente do interior da Terra para a geração de eletricidade. Nesse caso, é chamada energia geotérmica.
Vantagens e desvantagens da Energia Térmica
A produção da energia térmica é barata e rápida. No entanto, para descobrir outras vantagens e desvantagens desta energia, é necessário considerar o material utilizado na queima. Quando a energia térmica é proveniente de combustíveis fósseis, como carvão e óleo, é altamente poluente e nociva para o planeta. Isto porque são libertadas grandes quantidades de dióxido de carbono e de outros gases com efeito de estufa. No entanto, quando está associada à queima de biomassa, uma fonte de energia renovável, apresenta benefícios para o ambiente, como o aproveitamento de resíduos e a baixa emissão de gases poluentes.