Energia convencional
A energia convencional é gerada a partir de fontes de energia não-renováveis e que, portanto, dependem de processos em escala de tempo geológica para se tornar disponível.
Significado de Energia Convencional
A energia convencional consiste na energia gerada a partir de fontes não renováveis, isto é, que utilizam recursos finitos e que dependem de processos em escala de tempo geológica até que se formem novamente. Convém mencionar que a principal fonte de energia convencional são os combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão mineral e o gás natural. Além disso, outra fonte desse tipo de energia é o urânio, utilizado na produção da energia nuclear.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferença entre Energia Convencional e Energia Alternativa
Em geral, as energias produzidas no mundo podem ser alocadas em duas principais classificações: energia convencional e energia alternativa. A energia convencional, como mencionado, são aquelas provenientes de recursos finitos. Além disso, a sua produção e consumo podem gerar muitos impactos ambientais: no caso dos combustíveis fósseis, o principal impacto é a emissão de gases de efeito estufa (GEE). Já a energia alternativa é, como o próprio nome sugere, uma alternativa às energias convencionais. Isto porque a sua produção e consumo possuem menores impactos ambientais. Além disso, a energia alternativa é proveniente de fontes de energia renováveis, isto é, que se renovam no ambiente. Convém mencionar que as principais energias que estão agrupadas dentro da energia alternativa são: solar, eólica, hidroelétrica, geotérmica e biomassa.
Desvantagens da Energia Convencional
Como visto, a energia convencional possui muitas desvantagens, entre as quais destacamos:
- Recursos limitados: por ser proveniente de fontes não-renováveis, podem levar milhares de anos até que determinada energia convencional possa ser novamente produzida e consumida.
- Poluição ambiental: a energia convencional pode poluir o ambiente e a atmosfera, o que contribui para a proliferação das doenças respiratórias, principalmente nas grandes cidades, e para o aumento dos impactos ambientais.
- Contribuição para o agravamento do efeito de estufa e das mudanças climáticas: com exceção do urânio, as demais fontes que produzem a energia convencional emitem gases com efeito de estufa, pois são de origem fóssil. Logo, essa energia contribui para o agravamento do efeito de estufa e das mudanças climáticas que afetam o planeta.