Díodo Emissor de Luz (LED)
O Díodo Emissor de Luz, conhecido como LED, é um componente utilizado para a emissão de luz em equipamentos eletrónicos.
Significado de Díodo Emissor de Luz (LED)
O Díodo Emissor de Luz ou, simplesmente, LED (Light Emitting Diode, em inglês) é um componente eletrónico capaz de transformar energia elétrica em energia luminosa. Esse processo é chamado de eletroluminescência. Ele é feito de materiais semicondutores. A depender do tipo de material utilizado, pode emitir luz de diversas cores. No caso da luz vermelha, por exemplo, o material utilizado é o arsenieto de gálio e alumínio. Na luz amarela, o fosfato de alumínio, índio e gálio. Na luz verde, o fosfato de gálio. E na luz azul, o nitreto de gálio.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de Díodo Emissor de Luz (LED)
Existem diferentes modelos de LED:
- LED difuso comum: a luz é espalhada pela cápsula de plástico. Existem pontos onde a luz é mais forte e outros onde é mais fraca.
- LED de alto brilho: a sua potência luminosa é alta e a luz é concentrada. A cápsula é de plástico transparente, o que aumenta a sua luminosidade.
- LED bicolor: pode ser difuso ou transparente e possui duas cores (ou a combinação de duas cores) para formar uma terceira cor.
- LED tricolor: chamado também de RGB, possui três cores, que são o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue). Pode ser difuso ou transparente e o uso das cores pode ser individual ou em conjunto, nesse último caso para formar outras cores.
- LED SMD: é usado nas fitas de LEDs. Pode ser difuso, transparente ou tricolor.
Utilização do Díodo Emissor de Luz (LED)
O Díodo Emissor de Luz é utilizado para sinalizar se um aparelho está ligado ou desligado. Atualmente, o LED é encontrado também nos painéis de televisão, rádios e computadores. Além disso, perante a necessidade de um consumo sustentável de energia elétrica, este componente tem sido utilizado na iluminação através das lâmpadas LED. Estas lâmpadas são mais económicas e possuem uma vida útil longa, o que as torna um elemento sustentável e amigo do ambiente.