Derramamento
O derramamento é um problema ambiental causado pelo vazamento de petróleo no meio ambiente, sobretudo no ecossistema marinho.
Significado de Derramamento
O derramamento consiste no vazamento de petróleo sobre o ambiente, sobretudo no ecossistema marinho. Este evento pode ter várias causas associadas e é considerado uma catástrofe ambiental por causa dos impactos ambientais e humanos que pode ocasionar. Convém mencionar que, apesar de o derramamento ocorrer numa área específica, o petróleo espalha-se para outras partes do oceano.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Causas do Derramamento
Diversas podem ser as causas de um derramamento de petróleo, sendo as principais:
- Acidentes nas plataformas de petróleo.
- Acidentes com navios petroleiros.
- Embarcações despreparadas.
- Explosões de poços.
- Tanques com capacidade inferior para a quantidade de petróleo que abrigam.
- Rompimentos de dutos.
- Lançamento para o mar da água utilizada para lavar reservatórios que contenham petróleo.
Os impactos humanos e ambientais de um Derramamento
Os danos causados por um derramamento de petróleo são catastróficos e, muitas vezes, irreversíveis. São estas as principais consequências do derramamento de petróleo:
- Problemas na cadeia alimentar do ecossistema marinho: o petróleo impede a penetração de luz na água. Logo, o fitoplâncton é prejudicado, uma vez que não consegue realizar a sua fotossíntese.
- Intoxicação dos animais marinhos: seres vivos como peixes e tartarugas podem ser altamente intoxicados com o petróleo. Com isso, podem morrer por asfixia.
- Morte de aves marinhas: estas aves, quando entram em contato com a água para capturar o seu alimento, podem ter as suas penas cobertas pelo petróleo. Isto provoca um desequilíbrio térmico nos seus corpos e pode levá-las à morte.
- Interrupção da pesca: os pescadores da região atingida precisam de interromper suas atividades. Isto pode comprometer a alimentação e a renda das pessoas que vivem desta atividade.
- Contaminação de água potável: a depender de onde ocorre, o derramamento de petróleo também pode contaminar e comprometer o abastecimento de água potável, o que contribui ainda mais para a crise hídrica.