Combustíveis Sintéticos
Os combustíveis sintéticos são aqueles produzidos a partir de processos antropogénicos, nos quais constam as reações químicas. São mais puros e permitem uma combustão mais limpa.
Significado de Combustíveis Sintéticos
Os combustíveis sintéticos referem-se aos combustíveis alterados por processos antropogénicos, a partir de reações químicas. O objetivo desta alteração é reduzir as impurezas das substâncias para uma combustão mais eficaz e limpa, ou seja, com menor emissão de poluentes. Frequentemente chamados e-fuel, são considerados alternativas para abastecer os motores de combustão interna dos veículos e dos processos industriais.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como são produzidos os Combustíveis Sintéticos?
O combustível sintético pode ser obtido, por exemplo, a partir do carvão mineral, da biomassa, bem como da água e do dióxido de carbono (CO2) disponíveis na atmosfera. Neste último caso, como o combustível já utiliza o CO2 na sua produção, durante a queima este componente pode ser removido, o que reduz a sua emissão para a atmosfera. Os processos mais comuns utilizados na produção dos combustíveis sintéticos são a gaseificação, pirólise e hidrólise.
Vantagens dos Combustíveis Sintéticos
Os combustíveis sintéticos apresentam muitas vantagens. Por isso são considerados excelentes alternativas aos tradicionais combustíveis. Estes são os seus principais benefícios:
- São capazes de conter as alterações climáticas, uma vez que reduzem a emissão de gases poluentes e com efeito de estufa para a atmosfera.
- São compatíveis com a infraestrutura e a tecnologia dos automóveis e dos equipamentos utilizados nas indústrias.
- Por serem compatíveis com os sistemas existentes, podem ser excelentes alternativas na transição entre motores a combustão e motores elétricos.
Nesse sentido, o e-fuel apresenta-se como uma alternativa mais acessível e mais amiga do ambiente. É, portanto, ideal para estes dois setores que são os maiores responsáveis pela poluição do ambiente: o setor industrial e o dos transportes.