Certificados Verdes
Os certificados verdes têm como finalidade indicar aos consumidores as empresas que seguem as regras, medidas e diretrizes com vistas a adotar práticas sustentáveis.
Significado de Certificados Verdes
Os certificados verdes, também conhecidos como selos verdes ou eco-selos, referem-se a um mecanismo que tem por objetivo orientar os consumidores nas suas decisões. Isto porque esta certificação é responsável por garantir aos clientes que determinada empresa promove a sustentabilidade e que possui uma gestão voltada para a proteção do meio ambiente. Convém mencionar que os certificados verdes possuem diversas categorias, como: eficiência energética, gestão de resíduos e biodiversidade, gestão da água, manejo florestal, entre outros.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Principais tipos de Certificações Verdes
Existem muitos tipos de certificações verdes, sendo algumas delas:
- Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001): conjunto de ações adotadas por uma empresa para controlar os impactos negativos que a sua atividade exerce sobre o meio ambiente.
- LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, em português Liderança em Energia e Design Ambiental): sistema de classificação ecológica de edifícios que disponibiliza um enquadramento para a criação de edifícios ecológicos, eficientes e económicos.
- Sistema de Gestão de Energia (ISO 50001): medidas, procedimentos e atividades que têm como finalidade tornar o consumo energético mais eficiente, reduzir o consumo e a emissão de CO2.
- BREEAM: sistema de avaliação internacional desenvolvido pelo BRE (Building Research Establishment), em 1990, no Reino Unido. Essa certificação permite avaliar o desempenho das medidas de redução de impacto ambiental na construção civil.
Vantagens da empresa ao obter os Certificados Verdes
Obter um ou mais certificados verdes pode trazer inúmeras vantagens e benefícios para uma empresa, sendo as principais:
- A companhia adquire maior valor diante dos consumidores e em comparação com a concorrência, uma vez que demonstra preocupação com as causas ambientais.
- Há uma redução dos custos, como aqueles relacionados com a fatura de eletricidade, bem como uma diminuição do desperdício.
- A organização cumpre com a legislação nacional e internacional.
Além disso, a empresa contribui positivamente para a preservação do planeta, o que, por si só, já demonstra que o seu papel e a sua atuação são muito importantes.