Certificados de Energia Renovável (REC)
Os certificados de energia renovável (REC) são termos que têm como finalidade documentar o consumo de eletricidade a partir de fontes de energia renováveis.
Significado de Certificados de Energia Renovável (REC)
Os certificados de energia renovável (REC, sigla do inglês Renewable Energy Certificate) consistem em documentos que comprovam que o consumo de eletricidade de uma instalação ocorre a partir de fontes de energia renováveis. A sua finalidade é incentivar esta modalidade de geração de energia, que é mais sustentável e contribui para minimizar o efeito de estufa e o aquecimento global.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como funcionam os Certificados de Energia Renovável (REC)?
Cada certificado de energia renovável equivale a 1MW/h (um megawatt hora) de energia gerada por uma fonte renovável e injetada na rede elétrica. Nesse sentido, quando uma empresa gera determinada quantidade de energia renovável, obtém em troca os RECs. Estes podem ser oferecidos ao mercado ou transferidos a outros órgãos e instituições. Por outro lado, quando um determinado consumidor adquire um certificado, significa que tem o direito de se apropriar da energia que foi injetada no sistema. Logo, aquele REC sai da conta do sistema e não pode ser utilizado por mais ninguém. Convém mencionar que há certificados de energia renovável (REC) de energia eólica, solar, hídrica ou biomassa, e que em cada um consta o mês e o ano em que determinada energia foi gerada.
Importância dos Certificados de Energia Renovável (REC)
Os certificados de energia renovável (REC) são similares a uma moeda de troca. Além disso, o REC permite a verificação e a medição da geração de energia a partir de fontes renováveis, bem como o seu posterior consumo. Nesse sentido, para os emitentes dos certificados de energia renovável (REC), essa é uma forma de obter uma receita adicional. Para os consumidores, sobretudo os empresariais, o certificado contribui para comprovar que a origem da energia consumida não emite gases com efeito de estufa. Por isso, o REC é essencial no contexto das mudanças climáticas vivenciadas pelo planeta Terra. Isto porque o seu uso no mercado de energia renovável incentiva a sua venda e aquisição, o que contribui para a redução dos impactos ambientais.