Central Reversível
A central reversível consiste numa central hidroelétrica que bombeia a água que já produziu energia numa fase anterior para um reservatório superior.
Significado de Central Reversível
A central reversível é uma central hidroelétrica que bombeia a água que já produziu energia de um reservatório inferior para um superior, isto é, de diferentes altitudes. Convém mencionar que a central hidroelétrica corresponde a um conjunto de obras e equipamentos industriais que possui como finalidade a produção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em rio.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como funciona uma Central Reversível?
Como mencionado anteriormente, a central reversível funciona através do bombeamento e da libertação de água entre dois reservatórios que se encontram em diferentes níveis de elevação.
A sua finalidade é armazenar a água que poderá ser aproveitada futuramente para a geração de energia elétrica.
Nesse sentido, quando a necessidade de energia elétrica é baixa, a central reversível bombeia a água do reservatório inferior para o superior como forma de armazenar o potencial hidráulico do rio.
Por outro lado, quando a necessidade de eletricidade é alta, esta central liberta a água que estava armazenada no reservatório superior para produzir a energia elétrica.
Vantagens da Central Reversível
Como visto, a central reversível aproveita da forma mais consciente e sustentável o potencial hídrico do rio na qual está instalada. Nesse sentido, as suas principais vantagens são:
- Diminuição do tamanho dos reservatórios: como há diferentes reservatórios em elevações diferentes, é possível diminuir o tamanho de cada um. Isto torna os impactos ambientais referentes à instalação da central bem menores.
- Redução da insegurança de abastecimento do sistema elétrico: como a gestão das águas numa central reversível é mais eficiente e eficaz, é possível reduzir a insegurança de abastecimento nos períodos de maior necessidade energética e/ou nos períodos de seca.
- Diminuição da sobrecarga dos rios: a central reversível também permite poupar os rios, justamente por possibilitar um uso mais controlado das águas.