Central Hidroelétrica
A central hidroelétrica é uma instalação industrial que utiliza o potencial hidráulico existente num rio para produzir energia elétrica.
Significado de Central Hidroelétrica
A central hidroelétrica corresponde a um conjunto de obras e equipamentos industriais que tem como finalidade a produção de energia elétrica. Para isso, aproveita o potencial hidráulico existente nos rios. Ou seja, a força das águas é utilizada para a geração de eletricidade. Em geral, o sistema de uma central hidroelétrica é composto por: barragem, sistema de captação de água, casa de força, canal de fuga e vertedouro.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Funcionamento de uma Central Hidroelétrica
Para funcionar, a central hidroelétrica precisa da força das águas. Esta força tem origem na vazão do rio, pela quantidade de água disponível e pela concentração de desníveis existentes ao longo do seu curso. Os desníveis podem ser naturais ou construídos. Neste último caso, a construção é feita com barragens ou por meio do desvio do rio do seu leito natural para a formação de reservatórios. Depois, a água que é armazenada no reservatório é canalizada e conduzida para as grandes turbinas. O seu fluxo faz com que as turbinas girem e acionem os geradores. Estes produzem a energia elétrica. Após a conversão da energia mecânica em elétrica, os transformadores aumentam a tensão dessa energia para que possa ser transmitida até chegar aos centros urbanos. Neles, a tensão é reduzida para que a eletricidade possa ser consumida.
Tipos de Centrais Hidroelétricas
De modo geral, existem dois tipos de centrais hidroelétricas: com reservatórios de acumulação e a fio d’água.
- Central hidroelétrica com reservatórios de acumulação
Este tipo de central conta com grandes reservatórios para armazenar a água e regular o seu funcionamento. A sua capacidade de armazenamento é obtida através de uma represa.
- Central hidroelétrica a fio d’água
Esta central não possui armazenamento. Ou seja, não se consegue adaptar às necessidades, como a central com reservatórios de acumulação. No entanto, como aproveita a força da água dos rios, sem para isso precisar de grandes estruturas e sem alterar o fluxo do rio, é considerada uma opção mais sustentável.