Central de Cogeração
A central de cogeração consiste numa instalação utilizada para a produção de duas ou mais formas de energia a partir de um único combustível.
Significado de Central de Cogeração
A central de cogeração é uma instalação específica que utiliza diferentes tecnologias para a produção simultânea de duas ou mais formas de energia a partir de um mesmo combustível. Esta é uma forma de reaproveitar a energia que se perde nos processos de conversão e que, portanto, pode ser aproveitada por grandes indústrias, hospitais, prédios comerciais, hotéis, shoppings, entre outros complexos. Nesse sentido, numa central de cogeração pode ocorrer a produção da energia térmica e mecânica concomitantemente, sendo que a última é convertida total ou parcialmente em energia elétrica. Convém mencionar ainda que as principais fontes utilizadas numa central de cogeração são a biomassa e o gás natural.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Sistemas de cogeração
Os sistemas de cogeração são classificados em dois grupos: ciclos topping e ciclos bottoming. No primeiro, a geração de energia elétrica antecede a produção de vapor, ou seja, o calor rejeitado é aproveitado num processo industrial. No segundo sistema, ocorre o contrário: o calor da queima do combustível é utilizado primeiramente num processo térmico. Logo, o calor rejeitado é empregado na produção de eletricidade.
Centrais de Cogeração sucroalcooleiras
Um bom exemplo de centrais de cogeração são as sucroalcooleiras. Nestes locais ocorre a queima da palha e do bagaço da cana-de-açúcar. Ou seja, este processo utiliza a biomassa como matéria-prima.
A partir desta queima, é gerado nas caldeiras o vapor em alta pressão, que, por sua vez, gira uma turbina acoplada a um gerador elétrico. Consequentemente, produz-se eletricidade para posterior distribuição.
O vapor proveniente da rotação da turbina, que se encontra em baixa pressão, pode ser utilizado como fonte de calor para diversos processos, como o industrial.
Neste sentido, esta central reduz a emissão de gases com efeito de estufa, sendo uma excelente alternativa às fontes de energia convencionais.