Célula Fotovoltaica (PV)
A célula fotovoltaica é um dispositivo elétrico fabricado a partir de materiais semicondutores e é responsável por converter a energia da luz solar em energia elétrica.
Significado de Célula Fotovoltaica (PV)
A célula fotovoltaica é um dispositivo elétrico que atua na produção fotovoltaica (PV). É fabricada a partir de materiais semicondutores que auxiliam no processo de conversão da energia da luz solar em energia elétrica. Este dispositivo está presente nos painéis solares fotovoltaicos e a sua função é captar os fótões (partículas de luz solar) de modo a movimentar os seus próprios elétrões, o que gera a corrente elétrica.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de Células Fotovoltaicas
Como mencionado, as células fotovoltaicas são compostas por materiais semicondutores, que podem variar entre si. É possível encontrar células fotovoltaicas dos mais diversos tipos como:
- Célula fotovoltaica de silício: é a mais utilizada e pode ser de silício cristalino, silício monocristalino, silício policristalino e silício amorfo, por exemplo.
- Célula fotovoltaica de seleneto de cobre índio e gálio (CIGS): são compostas por menos cádmio, que é um material tóxico.
- Célula fotovoltaica híbrida (HJT – Heterojunção): consiste em camadas finas de silício amorfo depositadas em wafers de silício monocristalino. Esta tecnologia aumenta em 20% a eficiência do dispositivo.
- Célula fotovoltaica orgânica (OPV): capta a luz do sol de modo semelhante à forma como as plantas realizam a fotossíntese. É utilizada nos sistemas fotovoltaicos de baixo custo.
Como escolher o melhor tipo de célula fotovoltaica?
Não é fácil saber qual é a melhor célula fotovoltaica para um determinado tipo de painel solar. Isto porque existem questões técnicas que somente a empresa responsável pela instalação do sistema terá conhecimento para realizar a devida avaliação. Ao adquirir painéis solares fotovoltaicos, o ideal é conversar com um profissional da empresa, que levará em consideração os seguintes aspetos: quantidade de watts/hora gastos no imóvel, o espaço disponível e o custo. Convém mencionar que uma célula fotovoltaica tem vida útil de pelo menos 25 anos. Ou seja, é um investimento que durará por um tempo considerável.