Carvão
O carvão consiste numa substância sólida que pode ser dividida em diversos tipos, dependendo da sua origem, composição e uso.
Significado de Carvão
O carvão é uma substância sólida que pode ser dividida em quatro principais tipos: mineral, vegetal, de osso e fuligem. Convém mencionar que cada um destes tipos possui origens, composições e características bem diferentes e podem ser utilizados para fins específicos.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Os quatro tipos de Carvão
Como mencionado anteriormente, o carvão pode ser dividido em quatro tipos:
- Carvão mineral: este é um combustível fóssil, originado da decomposição de matéria orgânica sob condições específicas de temperatura e pressão. Pode ser subdivido em quatro tipos, dependendo da quantidade de carbono que possui (turfa, linhito, hulha e antracito). A sua principal utilização é na produção de energia elétrica.
- Carvão vegetal: é obtido através da madeira. Pode ser utilizado nas indústrias e como combustíveis em fogões a lenha e lareiras, por exemplo. Apesar de ter um baixo poder calorífico quando comparado com o carvão mineral, esta é uma boa fonte de energia renovável, principalmente por ser pouco poluente.
- Carvão de osso: também chamado de carvão animal, esta substância é obtida através da calcinação ou destilação seca de ossos de animais. É impuro e pode ser utilizado para diversos fins, como recuperação de solventes industriais e produção de parafina.
- Fuligem: este é um carvão em pó obtido através de combustões incompletas de metano e acetileno. Por causa da sua origem, esta substância possui altíssimo teor de carbono, quase 100%.
Produção de energia elétrica através de carvão em Portugal
Desde 2021, Portugal já não utiliza o carvão para a produção de energia elétrica. A meta era alcançar este feito em 2030. No entanto, foi possível adiantá-la 9 anos. Este é um facto significativo para a contenção do avanço das mudanças climáticas, uma vez que a queima do carvão liberta muitos gases com efeito de estufa.