Capacidade Instalada
A capacidade instalada é uma métrica utilizada para medir o limite de uma produção, ou seja, o máximo que um setor consegue produzir.
Significado de Capacidade Instalada
A capacidade instalada é uma métrica que mede a produtividade de um setor. Isto quer dizer que informa o limite máximo que pode ser produzido. No caso específico do setor de energia elétrica, a capacidade instalada está relacionada à potência máxima que uma central elétrica é capaz de gerar e, consequentemente, fornecer aos consumidores. Convém mencionar, ainda, que essa capacidade instalada pode ser medida em Megawatts (MW) ou Gigawatts (GW).
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
A utilização da Capacidade Instalada no setor de energia elétrica
Como mencionado, a capacidade instalada no setor de energia elétrica representa a potência máxima produzida por uma central elétrica. No entanto, dificilmente esta instalação industrial consegue fornecer a potência total produzida. Isto ocorre porque, entre outros motivos, os processos de transformação e transmissão de energia elétrica sofrem algumas perdas. Por menores que sejam, a central não será capaz de fornecer todo o seu potencial.
A Capacidade Instalada renovável
A capacidade instalada renovável está relacionada com a produção de energia a partir de fontes renováveis, como sol, vento, biomassa e água. Ou seja, reflete a potência máxima que uma central que utiliza recursos renováveis é capaz de gerar. Nesse sentido, muitos países têm procurado aumentar a sua capacidade instalada renovável para contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Portugal tem-se destacado no cenário internacional e está entre os 5 maiores produtores de energia solar e eólica do mundo. Segundo a BloombergNEF (New Energy Finance), 75% da nova capacidade energética instalada no país é renovável. Além disso, conforme a Rede Elétrica Nacional (REN), 59% do consumo de eletricidade em Portugal, no ano de 2020, foi derivado da produção de energia com o uso de fontes renováveis. Isto quer dizer que caminhamos para ampliar a nossa capacidade instalada renovável e cumprir os objetivos e as metas da Agenda 2030.