Biometano
O biometano é um biocombustível gasoso derivado do biogás e que tem comportamentos e utilizações semelhantes ao do gás natural.
Significado de Biometano
Produto derivado do biogás, o biometano enquadra-se na lista dos biocombustíveis. Ele é composto maioritariamente pelo metano, como o próprio nome sugere, e tem características semelhantes às do gás natural. Não é por acaso que o biometano pode ser encontrado nas redes de distribuição de gás natural, para que possa ser utilizado em residências, indústrias e em veículos. Ou seja, este combustível pode substituir o gás natural em todas as suas aplicações comuns.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como é formado o Biometano?
Como mencionado anteriormente, o biometano é derivado do biogás. Isto quer dizer que pode ser convertido em combustível próprio para utilização através do processamento de:
- Resíduos essencialmente orgânicos de aterros.
- Digestão anaeróbia de lamas em estações de tratamento de águas residuais.
- Resíduos orgânicos urbanos e agrícolas.
A partir daqui, é produzido o biogás. Na sequência, este combustível é purificado e dá origem ao biometano. Convém mencionar que, nessa purificação, devem ser removidos os principais contaminantes do combustível, como: dióxido de carbono e nitrogénio. Além disso, o sulfureto de hidrogénio e os siloxanos também podem e devem ser removidos. Portanto, fica produzido o biometano, um combustível com maior poder de combustão do que o próprio biogás.
Vantagens do uso do Biometano
O uso do biometano apresenta muitas vantagens, como:
- Diminui as emissões de gases com efeito de estufa, isto é, contribui para a luta contra as mudanças climáticas.
- Melhora a qualidade do ar.
- É uma solução inteligente para aproveitar os resíduos orgânicos.
- Tem um alto poder de combustão.
- Pode ajudar na substituição da utilização de combustíveis não-renováveis pelos renováveis.
- Pode ser produzido localmente, o que reduz a necessidade de construção de linhas de gasodutos, como ocorre com o gás natural.
- Contribui para o desenvolvimento da economia local.
- Diminui a dependência e a insegurança energética das nações.