Biodiversidade
A biodiversidade é um termo que define um conjunto formado pelos seres vivos de todas as espécies existentes em determinada região ou época. Ou seja, é uma variedade de vidas que compõem uma comunidade e formam um ecossistema.
Significado de Biodiversidade
A biodiversidade – ou diversidade ecológica – refere-se à diversidade de vida em todos os ecossistemas existentes na Terra, desde o oceano à terra firme. Refere-se não apenas à quantidade de organismos, mas à variedade genética e às suas funções ecológicas. Este termo foi criado em 1985, a partir da junção das palavras “diversidade” e “biologia”, sendo desde então amplamente utilizado para se referir às formas de vida em todo o planeta.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Ameaças à biodiversidade
O processo de urbanização e a má conservação da natureza provocam sérias ameaças à biodiversidade. De mencionar que estas afetam também os que se inserem no ambiente urbano.
Eis as principais ameaças à biodiversidade:
- A poluição gerada através da emissão de gases nocivos ao ambiente e da produção excessiva de lixos, sobretudo plásticos.
- Uso excessivo de recursos naturais, como por exemplo o uso de combustíveis fósseis como fontes de energia.
- A expansão urbana e industrial, que degrada extensas áreas verdes, levando espécies vegetais e animais à extinção.
- A produção agrícola e a criação ostensiva de animais em grandes latifúndios, que provocam o desmatamento e o desgaste do solo.
Segundo a World Wildlife Fund (WWF), anualmente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados e, se tal processo tiver continuidade, entre 5 e 10% das espécies que habitam as florestas poderão ser extintas em até 30 anos.
Convenção da Biodiversidade
A Convenção sobre Diversidade Biológica é um tratado feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) no âmbito da ECO-92, uma conferência mundial para conciliar os esforços dos países no sentido de proteger o ambiente, garantindo o desenvolvimento sócio-económico. Mais de 160 países assinaram o acordo, que entrou em vigor em dezembro de 1993 e trata de temas como a conservação das espécies, o desenvolvimento sustentável e a divisão dos benefícios gerados a partir do uso dos recursos genéticos. É a Convenção da Biodiversidade que orienta a elaboração de políticas ambientais a nível internacional.