Baixa Tensão
A baixa tensão refere-se à pequena diferença entre o potencial elétrico de dois pontos e é utilizada para entregar a energia elétrica aos consumidores.
Significado de Baixa Tensão
A baixa tensão refere-se ao valor da tensão elétrica utilizado para identificar as considerações de segurança do sistema de geração, distribuição e uso da energia elétrica. Representa a pequena diferença entre o potencial elétrico de dois pontos. Esta tensão tem um enorme risco de choques elétricos. No entanto, apresenta um risco menor de arco elétrico no ar. Os valores determinados como baixa tensão, assim como aqueles que determinam a alta tensão, variam de país para país. A sua unidade de medida é o Volt (V).
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
A Baixa Tensão e o consumo de energia elétrica
As instalações elétricas de baixa tensão são utilizadas para conectar a fonte fornecedora de eletricidade e os consumidores finais. Ou seja, antes de a energia elétrica chegar aos edifícios, a sua tensão deve ser reduzida. Mesmo os locais que precisam de uma tensão elétrica mais alta, como as indústrias, têm de passar pelo processo de redução da tensão de eletricidade. Isto porque a energia em alta tensão é perigosa para o ser humano. As subestações localizadas nos pontos de conexão com os consumidores e os transformadores baixam a alta tensão transportada até aos centros urbanos. Assim, a tensão é colocada no valor ideal de consumo.
Operadores das Redes de Distribuição (ORD)
Os responsáveis por assegurar a gestão, operação e manutenção da rede, expandir para novos locais de abastecimento e garantir a qualidade do serviço prestado em Portugal são os operadores das redes de distribuição (ORD). Estes relacionam-se com os consumidores apenas para tratar de assuntos relacionados com as ligações da rede, leituras dos contadores e a qualidade técnica do serviço. Para falar sobre tarifários, potência contratada e outros assuntos, os clientes devem entrar em contacto com os comercializadores de eletricidade.