Autoprodução de energia
A autoprodução de energia consiste numa alternativa a partir da qual o consumidor gera a energia elétrica de que precisa.
Significado de Autoprodução de Energia
A autoprodução de energia consiste na prática de produzir energia elétrica para o consumo próprio. Nesse sentido, o consumidor instala uma unidade de autoprodução de consumo (UPAC) no seu imóvel para produzir a eletricidade que irá consumir. Convém mencionar que a produção deve ser realizada a partir de energias renováveis, em geral, a solar. Além disso, podem recorrer à autoprodução de energia, os autoconsumidores individuais, os autoconsumidores coletivos e as Comunidades de Energia Renovável (CER).
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferença entre Microprodução e Autoprodução de Energia
Embora tenham nomes semelhantes, a microprodução e a autoprodução de energia consistem em processos diferentes. A autoprodução, como já mencionado, consiste no processo de produção de energia para o consumo próprio. A realização dessa produção ocorre através das unidades de produção para autoconsumo (UPAC). Além disso, neste processo, o autoprodutor consome a maior parte da energia e pode injetar o excedente na rede elétrica. No entanto, não recebe nada por isso. Por outro lado, a microprodução de energia ocorre através da unidade de pequena produção (UPP) e a energia que é repassada à Rede Elétrica de Serviço Púbico (RESP) é devidamente remunerada. As finalidades de ambos os processos são distintas.
Além disso, o utilizador que já tenha uma instalação de microprodução pode adicionar uma de autoprodução. No entanto, as instalações e os contratos são independentes.
Vantagens da Autoprodução de Energia
A autoprodução de energia é um processo que envolve muitas vantagens e que podem ser percebidas a curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, os principais benefícios desta prática são:
- Redução dos custos: a autoprodução proporciona a redução de gastos relacionados à eletricidade, uma vez que o autogerador pode ser totalmente autossuficiente ou reduzir significativamente o uso de energia da rede elétrica.
- Sustentabilidade: ao considerar o momento de mudanças climáticas que o mundo vive, a autoprodução de energia pode contribuir significativamente para impedir a progressão das consequências do aquecimento global.
- Incentivo à tecnologia: esta prática de autoprodução incentiva a criação e a adesão de novas tecnologias que possam ser cada vez mais eficazes na geração de energia renovável e no combate à destruição do meio ambiente.