Ampere [A]
Ampere [A] é a unidade de medida de corrente elétrica padronizada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI). Mede a quantidade de elétrons que formam uma corrente por segundo.
Significado de Ampere [A]
Simbolizado pela letra [A], o Ampere é a unidade de medida que representa a quantidade de elétrons que forma uma corrente elétrica num determinado tempo. Por sua vez, a corrente elétrica é o movimento ordenado dos eletrões num condutor. Um ampere equivale a um coloumb (quantidade de carga) por um segundo (quantidade de tempo). Já um coloumb equivale a 6,2 milhões de eletrões. O nome “ampere”, por sua vez, é uma homenagem ao físico francês André-Marie Ampère, que desenvolveu importantes estudos sobre o eletromagnetismo e contribuiu para a compreensão da corrente elétrica.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
A importância da medição da corrente elétrica em casa
Popularmente chamada de “amperagem”, a medição da intensidade da corrente elétrica, realizada em amperes, é essencial para que os eletrodomésticos funcionem perfeitamente. Afinal, é essa medição que vai determinar se a carga elétrica recebida é adequada e suficiente para o funcionamento do equipamento. Além disso, ao manter esse controle, evitamos o superaquecimento da rede elétrica e a ocorrência de curtos-circuitos, que representam um perigo para os moradores da casa.
Ampere e consumo de energia elétrica
A quantidade de amperes necessária para o funcionamento de um equipamento é diretamente proporcional ao consumo de energia elétrica.
Ou seja, quanto maior a amperagem, maior será o consumo de eletricidade. Isso porque há uma maior necessidade de correntes elétricas mais intensas.
Por isso, uma estratégia para reduzir o valor da sua conta de luz é verificar quantos amperes cada equipamento da casa consome.
Essa informação consta nas embalagens de cada eletrodoméstico através da Etiqueta Energética.
Deste modo, é possível optar por dispositivos que precisem de uma menor quantidade de eletricidade.
Saiba ler uma etiqueta energética