Acordo de Paris
O Acordo de Paris é um tratado mundial, firmado a 12 de dezembro de 2015. O seu objetivo é estabelecer metas para a contenção do aquecimento global.
Significado de Acordo de Paris
O Acordo de Paris refere-se a um termo assinado em Paris, França, por 196 países a 12 de dezembro de 2015. O ato decorreu como parte da 21ª Conferência das Partes – COP21 (em inglês Conference of the Parties). Tem como objetivo principal o combate ao aumento das temperaturas terrestres provocada pelo aquecimento global. Para isso, orienta as nações a estabelecerem determinadas metas e a substituírem as fontes emissoras de gases que intensificam o efeito de estufa. O acordo entrou em vigor a 04 de novembro de 2016.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Os principais pontos do Acordo de Paris
Segundo o Acordo, cada país é responsável por criar as suas metas e ações para conter o aquecimento global. Além disso, não existem quaisquer sanções às nações que não as cumprirem. No entanto, o Acordo de Paris estabeleceu alguns pontos principais e orientações que deverão nortear as práticas de cada país. São eles:
- Concentrar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC.
- Estimular o suporte financeiro e tecnológico por parte dos países desenvolvidos aos menos desenvolvidos.
- Promover o desenvolvimento tecnológico e a transferência de tecnologia para adaptação às mudanças climáticas.
- Proporcionar a cooperação entre a sociedade civil, o setor privado, as instituições financeiras, cidades, comunidades locais e os povos indígenas, a fim de mobilizar uma ação climática mais forte.
- Registar e divulgar as atividades de proteção ao clima e os dados sobre a emissão dos gases potencializadores do efeito de estufa.
Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC)
Cada um dos países que assinou o Acordo de Paris teve de criar e apresentar um documento com as suas próprias metas. Este documento é denominado NDC, que significa Contribuição Nacionalmente Determinada, e cada nação teve 5 anos para apresentá-lo, entre 2015 e 2020. Saiba mais sobre a Sustentabilidade na Goldenergy