Goldenergy,

Como reciclar eletrodomésticos de forma sustentável?

Índice

A reciclagem é uma prática que já faz parte do dia a dia dos portugueses. Mas quando chega a hora de reciclar eletrodomésticos, sabe tudo o que precisa de fazer? ♻️

Estes equipamentos são essenciais no nosso quotidiano, para muitos indispensáveis até. No entanto, também são um dos principais responsáveis pela produção de resíduos com substâncias poluentes. Por isso, quando não são devidamente reciclados, há um risco sério de colocar em perigo a nossa saúde e a do planeta.

Se tem algum eletrodoméstico em fim de ciclo de vida, ou parado por algum motivo, está na hora de se ver livre dele (mas da forma certa 😉). Vamos explicar como se deve fazer a reciclagem de eletrodomésticos, para que não restem dúvidas.

Onde reciclar eletrodomésticos de forma sustentável?

É muito provável que tenha algum eletrodoméstico a ocupar um canto lá de casa e sem utilidade. Ou já teve, pelo menos. Verdade? A boa notícia é que existem várias opções para reciclar eletrodomésticos em Portugal. 

Por isso, está na altura de fazer o que está certo e encaminhá-lo para o devido lugar. Vamos dizer-lhe onde deve, afinal, fazer a reciclagem destes equipamentos de forma segura. Tome nota. 👇

Lojas

Se tem intenção de substituir um eletrodoméstico, então, a melhor forma de garantir que recicla esse equipamento rapidamente e sem grande preocupação é requisitar o levantamento do aparelho antigo. Desta forma, consegue agilizar o processo de reciclagem: além de não ter que se deslocar posteriormente para o fazer (ou encontrar outra solução viável, que é mais provável), ainda consegue libertar espaço em casa. 

Por isso, antes de efetuar a compra confirme, primeiro, se a loja disponibiliza esse serviço.

Autarquias

O frigorífico, a máquina de lavar roupa ou outro eletrodoméstico de dimensões maiores avariou? Não se preocupe, porque pode agendar a recolha destes equipamentos, e outros de difícil transporte, junto do município onde vive. A grande maioria das câmaras municipais dispõe de um serviço de recolha com o objetivo de facilitar o processo de reciclagem destes produtos e, claro, garantir que é feita corretamente. 

Portanto, basta entrar em contacto com a câmara municipal da sua residência para perceber como funciona o serviço e agendar uma recolha. Ah, e normalmente não tem custos! 😉

Pontos de recolha de REEE

Os pontos de recolha de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) são, provavelmente, a opção mais comum para reciclar eletrodomésticos. Estão espalhados por todo o país, entre lojas e centros comerciais. Aqui pode encontrar o ponto de recolha mais próximo de si.

Fica a garantia de que estão a ser reciclados de forma segura e eficiente. Os materiais dos eletrodomésticos são separados e reciclados de acordo com a sua composição, com o objetivo de serem utilizados para a produção de novos materiais e produtos.

Ecocentros

Os ecocentros são espaços onde pode reciclar eletrodomésticos, assim como qualquer tipo de equipamento eletrónico. No fundo, todos os aparelhos que não podem ser reciclados nos contentores e caixotes do lixo para o efeito, devem ser encaminhados para estes centros.

À semelhança das opções anteriores, também os ecocentros não têm custos. Por isso, procure a instalação mais próxima de sua casa para conseguir reciclar os eletrodomésticos que já não têm uso.

Quais os benefícios de reciclar eletrodomésticos usados?

A reciclagem de eletrodomésticos não se trata apenas de uma prática. Oferece uma série de benefícios que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente. 👇

Preservação dos recursos naturais

Ao reciclar os eletrodomésticos antigos, evita-se a exploração excessiva dos recursos naturais que ainda existem. Muitos dos materiais utilizados na produção desses aparelhos, como metais e plásticos, podem ser recuperados e reutilizados em novos produtos, reduzindo, assim, a necessidade de extrair novos recursos da natureza.

Redução de resíduos eletrónicos

A reciclagem incorreta dos eletrodomésticos contribui significativamente para o problema dos resíduos eletrónicos. Quer isto dizer que ao reciclar estes equipamentos de maneira adequada, estamos a evitar que substâncias tóxicas presentes em alguns componentes prejudiquem o solo e a água, protegendo, desta forma, a saúde humana e o planeta.

Impulso da economia circular

A reciclagem de eletrodomésticos faz parte da economia circular, um modelo sustentável que procura reduzir ao máximo o desperdício e maximizar a utilização de recursos. Por isso, a reutilização destes materiais acaba por contribuir para a criação de um ciclo produtivo mais eficiente e menos impactante.

Geração de empregos verdes

Este setor cria oportunidades de emprego em atividades como desmontagem, triagem e recuperação de materiais. Esses empregos verdes não só beneficiam a economia, como promovem também práticas ambientalmente sustentáveis.

Consciencialização ambiental

Participar ativamente na reciclagem de eletrodomésticos ajuda a sensibilizar os outros sobre a importância da gestão sustentável de resíduos. Essa consciencialização contribui para a construção de uma sociedade mais sustentável, responsável e comprometida com a preservação do meio ambiente. 🌱

Na Goldenergy, estamos sempre a contribuir para a sustentabilidade. Se ainda não se juntou a nós nesta missão, não espere mais. Fale connosco!

E não se esqueça de seguir as nossas dicas para ser mais sustentável no dia a dia! 💪

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A condução económica não é só uma prática que ajuda a poupar algum dinheiro, também contribui significativamente para a preservação...
Nos últimos anos, o interesse pela energia solar fotovoltaica cresceu significativamente, impulsionado pelo desejo de reduzir drasticamente a dependência das...
São daquelas situações que ninguém gosta de viver, mas estar bem preparado faz a diferença. Por isso, saiba o que fazer em caso de falhas de energia.

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...