Goldenergy,

Substituir caldeira a gás: fique a par das opções sustentáveis

Índice

Sabia que mais de 80% dos sistemas de aquecimento na Europa são alimentados por combustíveis fósseis? E que as caldeiras a gás são dos sistemas de aquecimento mais usados pelos portugueses?

Pois é. Assim como a indústria automóvel tem um peso significativo nas emissões de gases poluentes para a atmosfera, também os equipamentos de aquecimento das casas (e não só) são uma preocupação para a União Europeia, já que ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a meta da descarbonização.

O que muitos não sabem é que existem algumas alternativas a este sistema de aquecimento e bem mais sustentáveis. Em Portugal, também já se começou a incentivar a adoção de novas opções de aquecimento, através do incentivo financeiro à substituição das caldeiras a gás mais antigas. 😀

Se não sabe ao certo que alternativas existem para substituir a caldeira a gás que tem atualmente em casa, vamos explicar-lhe rapidamente quais são as opções que tem disponíveis.

Quando é que a caldeira a gás deve ser substituída?

Existem vários fatores a considerar para saber se está ou não na altura de substituir a caldeira a gás.

Um dos mais importantes é a idade da própria caldeira. Elas têm um tempo de vida útil que varia, mais ao menos, entre os 15 e 20 anos. Por isso, se tem uma caldeira que já ultrapassa este limite, então é muito provável que esteja a consumir mais energia do que é suposto e a emitir mais gases poluentes do que uma caldeira mais recente.

Outro fator a considerar é o estado em que se encontra o aparelho. Nos últimos tempos, ela tem apresentado problemas, como fugas ou avarias? Se assim for, é hora de substituir em vez de continuar a insistir em repará-la.

Por fim, mas não menos importante, também deve ter em conta as suas necessidades de aquecimento. Se, por acaso, aconteceu alguma mudança no seu dia a dia como, por exemplo, a necessidade de aquecer uma área maior, então pode fazer sentido ajustar a capacidade da caldeira para fazer frente às necessidades atuais.

Quais são as alternativas à caldeira a gás?

Há alternativas à caldeira a gás que são mais sustentáveis e eficientes. Ora veja. 👇

Caldeira de bomba de calor

As bombas de calor são sistemas de aquecimento que extraem energia do ambiente exterior e a transferem para o interior da casa. Esta transferência de calor é realizada através da ativação de um compressor, resultando, por isso, num consumo reduzido de energia.

Mas atenção! Dentro desta alternativa existem diferentes tipos de bombas de calor:

  • Bomba de calor ar-ar: este sistema é o mais comum e, no fundo, ocorre através da troca contínua de ar entre o espaço interior e exterior, introduzindo ar quente ou frio na casa.
  • Bomba de calor ar-água: este sistema pode aquecer ou arrefecer a água que é depois utilizada para a climatização da casa e das águas sanitárias. Em relação ao sistema ar-ar, esta opção é mais cara e ainda não é muito comum em Portugal.
  • Bomba de calor geotérmica: por fim, a bomba de calor geotérmica aquece ou arrefece a água que circula no sistema, recorrendo a estas duas fontes: águas subterrâneas ou solo. 🏞️

Caldeira elétrica

As caldeiras elétricas são uma opção segura e sustentável para o aquecimento central e aquecimento de águas sanitárias, embora consumam mais energia do que as caldeiras a gás. Em casas maiores, esta pode ser uma preocupação grande, sobretudo numa altura em que os preços da energia oscilam. 😕

Mas é possível reduzir o seu consumo, se combinar esta opção com a instalação de um sistema de energia solar, ao tirar partido do sol para produzir a sua própria energia. A longo prazo, vai compensar.

Claro que o investimento inicial é avultado e não cabe na carteira de todos os portugueses. Mas há sempre alternativas. O governo disponibiliza apoios no âmbito do Fundo Ambiental que financiam a compra de painéis solares.

Se tiver interesse em saber mais, a Goldenergy pode ajudar! Temos inúmeras vantagens, além da redução do valor a pagar na sua fatura mensal. 😉

Caldeira de biomassa

Uma caldeira a biomassa é uma alternativa bem mais sustentável às tradicionais caldeiras e serve, igualmente, para o aquecimento do espaço, das águas sanitárias e até da piscina. Mas em vez de recorrer aos combustíveis fósseis para o efeito, ela utiliza materiais orgânicos, como pellets de madeira, resíduos agrícolas ou outros recursos renováveis para conseguir gerar calor.

Este sistema, além de reduzir a dependência de combustíveis fósseis (tão necessária!), contribui para a diminuição das emissões de gases poluentes. Os pellets de madeira, em particular, são uma escolha muito comum, já que são de fácil acesso, sobretudo em zonas onde a madeira está disponível, sem implicar transporte de maiores distâncias.

Vou poupar na minha fatura?

A resposta a esta pergunta vai depender de vários fatores: tipo de caldeira que vai ser usada para substituir a antiga, a eficiência da nova caldeira ou o seu consumo de energia. Mas, regra geral, ao substituir uma caldeira a gás por uma opção mais eficiente é certo que vai poupar dinheiro na sua fatura de energia. 😉

Por exemplo, uma caldeira a biomassa pode reduzir o seu consumo de energia até 50%. Se for uma bomba de calor, a poupança pode chegar aos 80%.

Além da poupança no final de cada mês, ainda pode beneficiar de incentivos para substituir a caldeira a gás por alguma destas opções mais sustentáveis. Por exemplo, a campanha “Troca de Caldeiras”, criada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), comparticipa a substituição de caldeiras a gás anteriores a 2015 em até 77% do valor.

Se quer reduzir ainda mais o seu impacto ambiental e poupar dinheiro na sua fatura de energia, então fale connosco. A Goldenergy vai tratar da sua energia 100% verde. 🌱

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...