Tome nota dos conselhos que temos para lhe dar para conseguir reduzir a fatura da eletricidade e viver de forma mais sustentável. Sim, é possível ajudar o meio ambiente e a sua carteira ao mesmo tempo. 💰
Todos os meses, a fatura da eletricidade bate à porta. A preocupação com os aumentos do preço da energia são, muitas vezes, uma dor de cabeça para as famílias. Verdade?
Felizmente, é possível contornar as subidas dos preços com algumas estratégias e sem sacrificar o seu bem-estar. Sim, ao seguir algumas estratégias amigas do ambiente, consegue controlar os consumos de forma significativa. O bolso agradece, o planeta também. 😍
5 dicas práticas para reduzir a fatura da eletricidade
Pequenas mudanças nos hábitos do dia a dia podem resultar em grandes poupanças de energia a longo prazo. Eis algumas dicas simples para começar a reduzir a fatura da eletricidade. 👇
Dica 1: utilizar lâmpadas LED
Ainda usa aquelas lâmpadas incandescentes? Se sim, então está na hora de mudar para as lâmpadas LED. Além de consumirem significativamente menos energia, ainda são capazes de durar mais tempo, o que na prática significa uma poupança maior a longo prazo.
Dica 2: aproveitar a luz natural
Tente aproveitar a luz natural sempre que possível. Não há melhor forma, e mais simples, de poupar na fatura da luz. 😉
Por isso, mantenha as cortinas e persianas abertas durante o dia para aproveitar a luz do sol em vez de ligar as luzes artificiais. Se estiver em teletrabalho e aplicar esta dica, então vai sentir ainda mais a diferença no final do mês. Faça as contas!
Dica 3: utilizar eletrodomésticos mais eficientes
Se estiver a considerar substituir algum eletrodoméstico que está a precisar da reforma, lembre-se que antes de tomar uma decisão deve olhar sempre para a etiqueta energética do eletrodoméstico que pretende comprar. E verifique se ele tem uma classificação alta de eficiência energética.
Dica 4: desligar todos os aparelhos
Quando não estiver a usar, tente desligar sempre todos os aparelhos eletrónicos. Muitos deles continuam a consumir energia quando estão em standby e sem necessidade. Um exemplo perfeito é o carregador do telemóvel. Quantas vezes terminou o carregamento e deixou o carregador ligado à tomada? 🔌
Por isso, da próxima vez lembre-se que desligar os dispositivos eletrónicos quando não estão a ser usados pode reduzir o consumo fantasma.
Dica 5: garantir um bom isolamento térmico
O isolamento térmico de uma casa é o primeiro passo, e muitas vezes o mais negligenciado, para conseguir poupar energia e, assim, reduzir a fatura da eletricidade. É importante garantir que o teto, as paredes, o chão e as janelas de sua casa têm um bom isolamento, capaz de reter o calor ou frio sempre que tem algum sistema de climatização ligado.
Qual é o papel dos painéis solares na redução da fatura de eletricidade?
Os painéis solares têm-se tornado, nos últimos anos, uma opção cada vez mais popular para os portugueses reduzirem a dependência da rede elétrica.
Quem opta por instalar painéis solares em casa, é capaz de gerar a sua própria eletricidade, reduzindo, assim, a sua fatura mensal de energia.
E apesar de o investimento inicial neste sistema de energia renovável ser alto, há vários incentivos e benefícios fiscais associados à compra de painéis solares, que ajudam a tornar este investimento inicial menos pesado para a sua carteira. E o retorno deste investimento é mesmo real. Não é imediato, é certo, mas ao fim de uns anos já o consegue recuperar. 😉
Incentivos e programas de eficiência energética disponíveis
Há algumas formas de conseguir reduzir ainda mais a sua fatura da eletricidade. E a Goldenergy pode dar uma ajuda nesse processo. Estamos consigo!
Tarifa social de energia
Todas as famílias economicamente vulneráveis podem ter acesso a um desconto na fatura da luz ou gás natural. Mas para isso é necessário candidatar-se a este apoio.
E o que é necessário? Primeiro, tem de ser o titular do contrato. Depois, a potência contratada deve ser igual ou inferior a 6,9 kVA. Para além disto, ainda deve beneficiar de um destes apoios:
- Complemento solidário para idosos;
- Pensão social de velhice;
- Rendimento social de inserção;
- Prestações de desemprego;
- Abono de família;
- Pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez ou do complemento da prestação social para a inclusão.
Caso se enquadre nestes requisitos e este apoio não lhe tenha sido atribuído automaticamente, então pode fazê-lo com a ajuda da Goldenergy. Veja aqui como pode obter esta tarifa.
Vale eficiência
Como lhe dissemos há pouco, ter energia produzida a partir de painéis solares é uma ótima forma de conseguir reduzir a fatura da eletricidade. E um dos apoios que lhe podem dar uma ajuda extra nessa fase inicial é o programa vale eficiência, que consiste, resumidamente, num apoio do Estado em forma de vales que podem ser gastos na aquisição de soluções mais eficientes para a casa como é o caso da instalação de painéis fotovoltaicos.
Uma vez que a Goldenergy é um dos fornecedores deste programa, tem a capacidade de ajudar os clientes que pretendam usufruir deste apoio, desde a submissão da candidatura até à fase final, a instalação do sistema.
Se ficou interessado, então fale connosco e vamos mostrar-lhe como pode reduzir a sua fatura até 50%. 😉
A Goldenergy tem uma das faturas de luz mais baixas do mercado. Por isso, se ainda não está a usufruir, está na hora de falar connosco. Terá energia 100% verde e sem pagar mais por isso. 🌱