Goldenergy,

Como refrescar o quarto no verão: 12 dicas úteis

Índice

O verão traz consigo os dias ensolarados e aquelas noites quentes que desejamos durante os dias mais frios. Mas na hora de descansar, nem sempre estas noites são assim tão agradáveis.

Quando as temperaturas sobem mais do que o habitual, há dias em que se torna uma missão difícil o simples facto de adormecer num quarto quente. E, como sabemos, para ter uma boa noite de sono é essencial ter um quarto com uma temperatura agradável.

Como nem sempre queremos aumentar o consumo de energia recorrendo ao ar condicionado ou ventiladores, é preciso encontrar outras formas de refrescar o espaço. Mas como? A resposta é simples. Há alternativas mais baratas e amigas do ambiente. Não precisa de ficar tão preocupado com a fatura da luz no final do mês. ?

Se quer saber como refrescar o quarto para dormir, então espreite estas dicas úteis (e muito práticas) que temos para si. Acredite que são eficazes e vão ajudar a suportar as noites mais quentes do ano.

12 conselhos para refrescar o quarto sem consumir energia

É possível manter o quarto fresco e confortável sem consumir energia em excesso. Além de criar um ambiente mais agradável para dormir, adotar estas práticas também ajuda a reduzir o consumo de energia, contribuindo para o meio ambiente, e a poupar dinheiro nos meses mais quentes. Ora veja. ?

Arejar o quarto nas horas mais frescas

Aproveite a brisa fresca da manhã e do final da tarde para arejar o quarto. Abra as janelas e portas para permitir que o ar circule livremente e evitar acumular o ar abafado no espaço.

Fechar portas, janelas, persianas e cortinados

Ao longo do dia, mantenha as portas, janelas, persianas e cortinados fechados para bloquear a entrada da luz solar direta no quarto. Assim, vai conseguir evitar o efeito de estar a tentar descansar numa estufa naqueles dias de muito calor.

Optar por lâmpadas LED

Ainda tem lâmpadas incandescentes no quarto? Então, está na hora de mudar isso. Troque para lâmpadas LED. Além de serem mais eficientes energeticamente, não vão aquecer tanto o quarto, caso precise de ter um ponto de luz ligado.

Desligar os aparelhos eletrónicos

Evite ter aparelhos eletrónicos ligados ou candeeiros acesos. Como produzem calor, o que vai acontecer é que a temperatura do quarto vai aumentar. E não é isso que quer, verdade?

Mudar a posição da cama

A cama está perto da janela ou colada até? Se for o caso, tente mudar a posição e colocá-la mais afastada dessa zona, já que é a parte do quarto que mais quente fica ao longo do dia, por causa da exposição solar. ☀️

Optar por uma cama com pés ou suspensa

Se a sua cama não tiver pés ou não for suspensa, então considere investir numa, porque permitem a circulação de ar por baixo. Na verdade, este design vai ajudar a reduzir a acumulação de calor no espaço e a melhorar a ventilação à volta da cama.

Utilizar plantas

Pode parecer estranho, mas é verdade que ter plantas no quarto pode ajudar a baixar a temperatura ambiente. Mas como é que isto acontece? Então, elas ajudam a humidificar o ar e, por isso, são capazes de criar um espaço mais fresco.

Aliás, se estiverem posicionadas na janela até são uma boa ajuda para bloquear a entrada da luz solar no quarto de forma direta. ?

Escolher tecidos leves e claros

Opte por lençóis e cortinados feitos de tecidos naturais, como o linho e o algodão, e de cores claras de preferência, como o branco ou bege, por exemplo. Como estes materiais são mais leves e permitem uma melhor circulação de ar, vão ajudar a manter a temperatura do quarto mais amena.

Eleger tons claros nas paredes

Tal como quando usa roupa escura o calor é mais intenso, o mesmo acontece nos espaços. Se optar por cores mais escuras nas paredes do quarto, é natural que elas absorvam mais luz, sobretudo quando existe uma exposição solar maior. Ao escolher tons claros, a luz absorvida será menor e, por isso, é mais fácil de conseguir ter um ambiente mais agradável e fresco.

Refrescar o ambiente com um spray caseiro

Não sabe como refrescar o ambiente com água? É simples. Basta usar um borrifador que esteja perdido lá por casa, colocar água e adicionar óleos essenciais como menta ou eucalipto, por exemplo. Como estes elementos são frescos, ao borrifar o quarto com este spray vai criar uma sensação agradável e refrescante. ?

Investir no isolamento térmico das janelas

Garanta que o isolamento das janelas está devidamente preparado para não deixar entrar o ar quente do exterior. Ao assegurar-se disto, pode reduzir (e muito!) a quantidade de calor que entra no quarto, mantendo-o mais fresco e confortável. O bom isolamento vai garantir, por isso, que o ar fresco do espaço resiste mais tempo. ?

Refrescar os lençóis

Já diz o ditado que “em tempos de guerra não se limpam armas”. Por isso, se está numa altura em que já experimentou todas estas dicas e, ainda assim, o calor não dá tréguas (e também não tem ou não quer ligar o ar condicionado), então temos uma sugestão pouco provável, à partida: coloque os lençóis no frigorífico por alguns minutos.

Assim, vai poder deitar-se e sentir uma sensação fresca que vai ajudar a aliviar o calor do espaço e que dificulta a tarefa de adormecer.

Dica extra: Se, por acaso, pertence ao clube das pessoas que treinam em casa e até tem o hábito de o fazer no quarto, então comece já a pensar noutro espaço para o fazer. Pelo menos, durante os meses mais quentes. ?️

Sabia que praticar atividade física intensa durante as horas de maior calor vai aumentar a temperatura do ambiente? Pois é. Está na hora de arranjar um segundo plano, se quer refrescar o quarto à noite para depois conseguir dormir tranquilamente.

Quer energia fresca, verde e sustentável? Junte-se à Goldenergy e avancemos para um futuro mais ecológico juntos.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...