Goldenergy,

Janelas com corte térmico: o que são, afinal?

Índice

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais que merecem a nossa atenção.

Se está a considerar substituir ou instalar janelas novas, fique já a saber que as janelas com corte térmico são uma escolha inteligente para conseguir garantir o máximo conforto térmico, além da parte estética. Já para não falar de que, ao optar por esta solução, vai começar a notar poupanças significativas no consumo da energia.

Curioso? Continue a ler o artigo e saiba o que é o corte térmico e o que distingue este tipo de janelas das ditas normais. 🪟

Afinal, o que é o corte térmico?

O corte térmico é nada mais nada menos do que um método de fabrico que envolve a utilização de um material com capacidade isolante entre as partes interna e externa do perfil da janela de alumínio.

Este material é escolhido precisamente pelas suas propriedades isolantes, impedindo a transferência direta de calor entre o interior e o exterior da casa.

Ou seja, as janelas com corte térmico atuam como uma barreira eficaz contra as variações térmicas. Quer isto dizer que são capazes de minimizar a perda de calor durante os meses mais frios e reduzir a entrada de calor nos meses quentes.

Na prática, esta inovação destinada a melhorar consideravelmente as características térmicas e acústicas das estruturas de alumínio, acaba por contribuir para uma otimização mais eficiente dos recursos energéticos utilizados nas casas para climatizar as diferentes divisões.

Quais são as características das janelas com corte térmico?

As janelas com corte térmico e acústico têm características específicas que as diferenciam das janelas convencionais.

Uma das principais diferenças (e mais óbvia) diz respeito à presença do já referido corte térmico. O facto de se colocar um material isolante na janela, que quebra o contacto direto entre a parte interna e externa da mesma, impede que o calor flua livremente.

Além disso, estas janelas são habitualmente construídas com perfis de alumínio ou PVC, ou seja, materiais que oferecem maior resistência à transferência do calor. No fundo, isto significa que, mesmo em condições climáticas extremas, a transferência de calor através da estrutura da janela é significativamente reduzida.

Por outro lado, as janelas com corte térmico ainda são capazes de diminuir a condensação. É possível manter uma temperatura interna mais estável e a probabilidade de condensação nas superfícies internas das janelas é muito mais reduzida. Além de melhorar a visibilidade através das janelas, também contribui para a preservação do recheio das próprias casas.

Por fim, o corte térmico desempenha ainda um papel crucial na redução do ruído exterior. As propriedades isolantes do corte térmico nas janelas ajudam a minimizar a transmissão de som, proporcionando, assim, um ambiente mais silencioso e tranquilo no interior da casa. 🔇

As janelas com corte térmico são mais eficientes?

A resposta a esta pergunta é um sim redondo. É verdade que as janelas com corte térmico são significativamente mais eficientes quando comparadas com as janelas tradicionais. A eficiência está diretamente relacionada com a capacidade de manterem uma temperatura interna estável, independentemente das condições climáticas no exterior.

Durante os meses de inverno, as janelas com corte térmico assumem a função de uma barreira robusta contra a perda de calor. O isolamento térmico proporcionado por estas janelas resulta numa redução significativa da necessidade de aquecimento. Isto quer dizer que o isolamento das janelas permite aos moradores manterem ambientes mais quentes sem serem obrigados a aumentar os custos energéticos, recorrendo aos aquecedores, por exemplo.

no verão, o processo inverte-se. A resistência ao calor proveniente do exterior é maior e as janelas com corte térmico conseguem bloquear a entrada de calor de modo eficiente, mantendo os espaços interiores mais frescos. Na prática, não será necessário recorrer ao ventilador ou ar condicionado com tanta frequência.

Vou poupar energia?

A grande vantagem das janelas com corte térmico é precisamente a poupança de energia a longo prazo. 💡

A redução das perdas de calor nos dias mais frios do ano e o controlo eficaz da entrada de calor durante os dias mais quentes resultam numa menor procura de soluções de aquecimento ou arrefecimento, dependendo dos casos.

Como consequência, os custos de energia associados aos mais variados aparelhos de aquecimento e ar condicionado, por exemplo, são significativamente mais baixos. Uma vez que este isolamento das janelas garante um maior conforto dos espaços interiores, há a garantia de reduzir consideravelmente os picos de consumo energético, como é habitual em determinadas alturas do ano. 😀

Além dos claros benefícios para a carteira, a redução do consumo de energia também vai ao encontro das preocupações atuais com o meio ambiente. Ou seja, ainda é possível reduzir a sua pegada de carbono, ao mesmo tempo que aplica algumas boas práticas no que diz respeito à poupança de energia.

Caso queira dar um passo no sentido de utilizar energia 100% verde em sua casa (se ainda não for cliente Goldenergy), fale connosco para perceber qual é a melhor proposta que temos para oferecer. Estamos à sua espera!

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...
O setor automóvel encontra-se num ponto de viragem importante, por causa da aprovação de uma nova medida por parte do...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...