Goldenergy,

Aquecimento para a casa de banho: como escolher a melhor opção

Índice

A escolha adequada do sistema de aquecimento para a casa de banho é essencial na altura de ponderar investir no conforto deste espaço. Além da eficácia do aquecimento, ainda é preciso ter atenção à parte estética e funcional desta divisão.

Se está nas suas mãos a difícil tarefa de encontrar um aquecedor para a casa de banho, e não sabe ao certo qual é a melhor opção, vamos dar uma ajuda.

Descubra as melhores opções disponíveis e veja alguns dos conselhos mais importantes que temos para dar, para que consiga encontrar, finalmente, a solução perfeita para as suas necessidades. 😉

Melhores opções de aquecimento para a casa de banho: quais são?

Aquecedores de parede

Uma opção popular na hora de aquecer, os aquecedores de parede são aparelhos compactos que oferecem uma solução eficaz para manter o ambiente aquecido, além de proporcionarem um toque moderno ao espaço. Já para não falar na agradável sensação de ter um espaço arrumado, sem aparelhos espalhados pelo chão e a ocupar espaço desnecessário.

Alguns modelos vêm com funções adicionais, como temporizadores e termostatos programáveis, dando a oportunidade de controlar a temperatura ambiente de forma mais precisa e adequada às suas preferências.

Toalheiros elétricos

Os toalheiros elétricos já são uma solução muito comum para o aquecimento de casas de banho. Além de manterem as toalhas aquecidas e prontas para aconchegar o corpo no momento da saída do banho, ainda são capazes de aquecer o próprio espaço. Isto, claro, se a potência estiver ajustada à dimensão.

Uma vez que esta é uma solução de aquecimento complementar, o ideal é manter o toalheiro mais ao centro da casa de banho, para que o calor seja distribuído uniformemente.

Aquecedores de infravermelhos

Por outro lado, os aquecedores de infravermelhos são uma solução muito prática para divisões como a casa de banho, porque são capazes de aquecer espaços mais pequenos de forma eficaz.

Uma das grandes vantagens deste sistema de aquecimento é o facto de conseguir aquecer rapidamente e ser possível regular a temperatura consoante as necessidades. Além disso, ainda são silenciosos e não afetam negativamente o ambiente ou as suas vias respiratórias, ao contrário de outras soluções.

Termoventiladores

Por fim, temos os termoventiladores, conhecidos dos portugueses. Pequenos, práticos e fáceis de transportar, estes aparelhos são realmente uma solução rápida para quem procura aquecer a sua casa de banho. Ainda por cima têm preços acessíveis.

Atenção! ⚠️ Na hora de comprar, há um detalhe muito importante a que deve prestar grande atenção para garantir a sua segurança: a proteção anti-humidade. Apenas alguns modelos devem ser usados para aquecimento da casa de banho. E para saber quais são basta procurar a indicação do nível de proteção, que deve ser igual ou superior a IP21. Caso não encontre nada, quer dizer que não deve comprá-lo com o intuito de aquecer a casa de banho, que é uma divisão com muita humidade, como já se sabe.

Dicas para escolher o aquecimento ideal para a casa de banho

Ao escolher o sistema de aquecimento para a casa de banho, é importante considerar vários fatores para garantir a eficácia e a eficiência energética. Conheça algumas dicas úteis:

Tamanho da casa de banho

O tamanho da casa de banho é importante e vai influenciar a escolha do sistema de aquecimento. Para espaços mais pequenos, como casas de banho de dimensões reduzidas, os toalheiros elétricos, os aquecedores infravermelhos e o termoventiladores podem ser mais adequados. Para casas de banho maiores, os aquecedores de parede podem ser opções mais eficazes.

Consumo energético

Verifique o consumo energético do sistema de aquecimento escolhido. Optar por modelos com uma etiqueta energética elevada pode ajudar a reduzir os custos a longo prazo, contribuindo para a sustentabilidade e para a poupança de energia. 😉

Funcionalidades extra

Considere as funcionalidades adicionais oferecidas pelos diferentes modelos de aquecimento. Temporizadores, termostatos programáveis e opções de controlo remoto também podem ser convenientes e aumentar ainda mais a eficiência.

Como poupar em aquecimento na casa banho?

A poupança de energia na casa de banho não se resume apenas à escolha de um sistema de aquecimento adequado. A verdade é que há algumas práticas simples que podem fazer a diferença. Ora tome nota: 👇

Desligue o aquecimento quando não estiver a utilizar a casa de banho. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas esquecem-se de desligar o aquecedor quando saem da casa de banho. E já se sabe que no final do mês a fatura da energia vai ficar mais pesada.

Aproveite o calor do sol. Se a sua casa de banho tiver janelas, abra-as durante o dia para aproveitar esta fonte de energia.

Garanta o isolamento térmico. Se a sua casa de banho não estiver bem isolada, não há sistema de aquecimento que lhe valha, porque nenhum vai ser capaz de manter a divisão aquecida. Não existindo um bom isolamento, é natural que o calor escape. Por isso, assegure um bom isolamento térmico das paredes e do teto, ou do chão, até, para contribuir para a eficiência energética.

Faça a manutenção do aquecedor regularmente. Para garantir que funciona de modo eficiente, trate de limpar os filtros ou verifique eventuais danos, por exemplo. São medidas simples que podem otimizar o desempenho do equipamento.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...