Goldenergy,

Como ligar um painel solar à rede elétrica

Índice

Os painéis solares são, provavelmente, a solução mais popular dos últimos anos no que diz respeito às energias renováveis. Além da poupança na fatura da luz, há uma redução da dependência energética que parece ser um motivo cada vez mais aliciante aos olhos de quem ainda não se rendeu.

Se faz parte dos que querem abraçar a era da energia solar, então um dos grandes dilemas, neste momento, deve ser como ligar um painel solar à rede elétrica. Acertamos? 😉

Vamos ajudar a clarificar o processo, para que não seja uma dor de cabeça quando chegar a hora.

O que é necessário para a ligação de um painel solar?

Antes de ligar um painel solar à rede elétrica, há requisitos essenciais que deve garantir, para que tudo funcione bem e em segurança, claro. Por isso, este é o momento de confirmar se tem os principais recursos de que precisa:

Painel solar

Sem ele, nada feito. Garanta que tem o número de painéis solares adequado às suas necessidades (e à carteira também :)).

Inversor

Para que a energia produzida pelos painéis solares seja compatível com a rede elétrica, é necessário ter um inversor. E o que é que ele faz exatamente? É o culpado por converter a corrente contínua em alternada e, desta forma, já consegue usufruir desta energia.

Medidor

O sistema solar e a rede elétrica estão ligados. Mas para ter um perfeito controlo da energia produzida, que mais tarde é injetada de volta na rede, é essencial ter um medidor. Este dispositivo será útil para medir a quantidade de energia produzida e consumida.

Cabos

É fundamental usar cabos adequados. Verifique se têm as dimensões que precisa para suportar a corrente elétrica gerada pelos painéis solares. Utilize ainda conectores solares à prova de água, para garantir a máxima segurança e duração do sistema.

Disjuntor de corrente contínua

Este sistema deve ser colocado entre o inversor e a rede elétrica do espaço. Vai proteger todo o sistema contra sobrecargas e curto-circuitos, garantindo, desta forma, a segurança de ambas as partes.

Onde é que o painel solar é ligado?

Por norma, os painéis solares são ligados a um sistema elétrico de um espaço específico. Mas existem duas formas de o fazer: ligação à rede ou ligação autónoma.

Ligação à rede

Este sistema é o mais comum em zonas urbanas, onde existe a ligação à rede elétrica. Aqui, os painéis solares estão instalados numa superfície que pode ser um telhado ou um terreno, por exemplo, onde procuram captar a máxima luz solar possível. ☀️

A energia gerada pelos painéis solares segue para a rede elétrica e pode ser usufruída diretamente pela habitação onde o sistema está instalado.

Através do inversor, a corrente contínua é convertida em corrente alternada (ou seja, usada pela rede elétrica pública).

Ligação autónoma

Nos sistemas autónomos, os painéis solares são ligados a baterias ou a um sistema de armazenamento de energia, em vez de estarem diretamente ligados à rede elétrica.

A energia solar gerada é automaticamente armazenada para ser usada mais tarde, sempre que for necessário. É uma solução mais frequente em áreas remotas, onde a rede elétrica é fraca ou não existe.

Este sistema requer especial atenção, já que é preciso garantir que o número de painéis solares são suficientes para cobrir as necessidades do local, mesmo durante a noite ou em dias de chuva ou nublados.

Como ligar os painéis solares: siga os passos

Não sabe como ligar painéis fotovoltaicos? Chegou, finalmente, a hora de colocar mãos à obra. Vamos a isso? 🙂

1 – Antes de se começar a instalação, por questões de segurança, a principal fonte de alimentação deve estar desligada;

2 – Os painéis solares devem ser ligados ao inversor. Para isso, é necessário usar cabos elétricos adequados e, depois, seguir as instruções fornecidas pela empresa;

3 – Seguindo novamente as instruções, o inversor deve ser ligado ao quadro elétrico;

4 – Depois, o medidor tem de ser instalado (entre o inversor e o disjuntor);

5 – Além disso, instale o sistema de proteção contra roubos e disjuntores adequados para garantirem a segurança do sistema de energia solar;

6 – Após serem feitas todas as ligações, é necessário verificar se todos os cabos estão ligados e devidamente isolados;

7 – Por fim, pode-se ligar novamente a rede e confirmar se o sistema está operacional.

Atenção! O recomendado é contactar um especialista para realizar a instalação. Será a pessoa indicada para garantir que não existem falhas no processo e que fica tudo em conformidade com as regras do local.

Os painéis solares podem ser desligados ocasionalmente?

A resposta é: sim! Sempre que for necessário, pode desligar os painéis solares. Mas qual é o motivo? Vale realmente a pena? Não se deve esquecer que estando desligado, os painéis solares vão interromper o processo de geração de energia e, por isso, vai produzir menos eletricidade para autoconsumo.

Mas há situações em que a paragem temporária é necessária. Eis os motivos:

  • Manutenção;
  • Reparações;
  • Situações de emergência, como curto-circuito, por exemplo.

Ainda não painéis em sua casa? Fale com a Goldenergy e pouca centenas de euros por ano.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

À procura de dicas para poupar no consumo do forno elétrico? Prepare os seus melhores cozinhados sem desperdiçar energia e dinheiro.
Vamos carregar carros elétricos com painéis solares? Baixe os seus consumos, poupe mais nas faturas e, claro, seja amigo do ambiente.
Na dúvida sobre como reciclar eletrodomésticos em final de vida? Contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre o tema.

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...