Goldenergy,

Gerar energia solar em dias de chuva: é possível?

Índice

Faça chuva ou faça sol, a energia solar é garantida se tiver painéis solares instalados. Por isso, a resposta é: sim! A geração de energia solar em dias de chuva também acontece, ainda que em menor quantidade. ?️

A ideia de que a energia solar apenas é possível em maior escala em países com mais horas de sol não podia estar mais errada. Prova disso mesmo são os países nórdicos que estão na linha da frente no que diz respeito a esta opção sustentável. E não têm o título de cidades europeias mais ensolaradas. Pelo contrário.

Por isso, se tem dúvidas em relação à geração de energia solar em dias de chuva, a Goldenergy vai esclarecê-las. Vamos acabar com essas incertezas de uma vez por todas? ?

É verdade que a chuva afeta os painéis solares?

Sim, é verdade que a chuva pode afetar os painéis solares. Mas o mesmo se pode dizer em relação ao sol. Geralmente, estes danos acontecem em situações extremas como, por exemplo, quedas intensas de granizo ou altas temperaturas.

Quer isto dizer que há sempre fatores externos que podem condicionar o normal funcionamento dos painéis solares, da mesma forma que acabam por impactar o seu tempo de vida útil. Felizmente, estas condições adversas não são a norma. E, por isso, o impacto é reduzido no que diz respeito à geração de energia solar em dias de chuva.

Então, o que acontece aos painéis quando chove? Em épocas de chuva, as gotas de água podem formar uma camada fina de sujidade e, como consequência, reduzir a luz solar que neles incide. Na prática, isto resulta numa diminuição da eficiência energética, uma vez que há menos energia a ser convertida em eletricidade. ?️

Ainda assim, a larga maioria dos painéis solares no mercado estão preparados para resistir a estas condições. São pensados já com o intuito de sobreviverem à chuva e ao sol.

E se pensarmos numa ótica de manutenção dos painéis solares, a chuva pode até ser um bom aliado nestes momentos. Naturalmente, acaba por ajudar a limpar a sujidade que é acumulada diariamente nos painéis. E se eles estiverem inclinados, melhor ainda, porque é mais fácil de a água escorrer e limpar toda a superfície.

Os painéis geram energia solar em dias de chuva?

Mesmo em dias de chuva, os painéis solares continuam a trabalhar.

A energia solar é gerada a partir da luz solar que incide nos painéis. E ela não desaparece mesmo em dias nublados ou chuvosos. Por isso, o sistema solar funciona normalmente, com a única exceção de que a quantidade de luz que é recolhida pelos painéis é menor, em comparação com os dias de sol. Isto traduz-se numa menor produção de eletricidade. ?

Apesar de tudo, há geração de energia solar em dias de chuva. E o facto de chover não implica que esta energia não sobreviva. Aliás, não faltam alternativas para os dias em que a produção de energia é mais baixa:

Armazenamento de energia

Para combater a queda de produção de energia em dias de chuva (ou nublados), há sempre a opção de investir em sistemas de armazenamento, como as baterias. Durante estes períodos, a energia pode ser acumulada nestes sistemas para ser usada mais tarde.

Energia da rede elétrica

Normalmente, os sistemas de energia solar estão ligados à rede elétrica. Por isso é possível compensar esta geração de energia solar reduzida com a eletricidade da rede pública.

Outras fontes de energia

Se vive num lugar onde é frequente chover, pode ser útil combinar a energia solar com outras fontes de energia renováveis, como é o caso da energia eólica ou energia hidroelétrica, por exemplo. Esta combinação permite tirar ainda mais partido destes recursos e otimizá-los.

Mas posso ficar sem eletricidade?

Numa situação normal, não é suposto que fique sem eletricidade apenas porque está a utilizar energia solar nestes dias chuvosos. Hoje em dia, os painéis solares são construídos de maneira a resistirem a condições adversas. Por isso, um dia de chuva normal não será motivo para ficar sem eletricidade.

Contudo, existem cenários em que isto pode, de facto, acontecer. Mas atenção, são situações muito específicas:

Chuva intensa

Em dias de chuva muito forte, que pode provocar tempestades, não é certo que não possa acontecer uma falha na geração de energia solar. Se acontecer alguma inundação, é natural que a infraestrutura elétrica fique danificada ou dê origem a algum problema de ligação.

Sujidade acumulada em excesso

Se, por acaso, existir alguma sujidade acumulada nos painéis solares, a chuva por si só não vai conseguir limpar toda a superfície. Ou seja, vai ver a eficiência energética baixar, porque não foi feita a limpeza regular. Aqui, é importante reforçar a necessidade de fazer a manutenção do sistema. Alguns problemas podem ser evitados. ?

Ligação à rede elétrica

Geralmente, os sistemas solares estão ligados à rede elétrica pública. No caso de existir um problema de rede elétrica provocado pelo mau tempo, como a falha de energia ou estragos nas correntes de transmissão, pode também acontecer uma interrupção temporária do fornecimento de energia.

Poupe até 575€ por ano ao instalar 6 painéis Solares Goldenergy. Fale connosco!

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...