O coração da casa está realmente na cozinha. E é lá que muitos portugueses passam uma parte considerável das horas do seu dia, seja a preparar as refeições, seja a comer. 🧑🍳
Como é um espaço muito utilizado, é natural que exista uma preocupação cada vez maior com os eletrodomésticos e os consumos de cada um deles. E o forno é um exemplo perfeito, já que é dos que mais consome energia numa cozinha.
Para quem procura alcançar a eficiência energética, é bom que saiba que cada escolha pode fazer a diferença. Por isso mesmo, vamos mostrar-lhe como pode calcular o consumo do forno elétrico e deixar ainda algumas dicas úteis para conseguir utilizar este eletrodoméstico de modo mais eficiente e poupar na fatura ao final de cada mês. 💰
Como calcular o consumo do forno elétrico?
Para chegar ao consumo de energia do forno elétrico que já tem em casa, ou daquele que está a considerar comprar, deve olhar para os seguintes fatores: a potência e a tipologia do aparelho. E é neste momento que se deve prestar especial atenção à etiqueta energética do forno, para assegurar que está a optar pelo equipamento que vai ao encontro das suas reais necessidades.
Desta forma, deve verificar as seguintes informações para conseguir obter a resposta que procura. 👇
- Qual é a potência do forno elétrico (watts)?
- Em média, quantas horas por dia vai utilizar o forno?
- Ao longo do mês, quantos dias pretende utilizar este equipamento?
Depois de ter estes dados do seu lado, já pode pegar na calculadora e começar a fazer contas. 🤓
Para conseguir perceber qual é o consumo do forno elétrico, deve fazer o seguinte cálculo:
Potência do equipamento (watts) x horas usadas diariamente x número de dias / 1000
Imagine este cenário. 👇
- Potência do forno: 2000 W
- Tempo de utilização diária: 1 hora
- Número de dias de utilização por mês: 30 dias
Isto significa que o forno elétrico tem um consumo de 60 kWh por mês, ou seja, (2000 W x 1 hora x 30 dias) / 1000.
7 dicas para reduzir o consumo do um forno elétrico
Eis o que deve fazer sempre que vai utilizar o forno e quiser otimizar o seu consumo de energia!
1. Planear as refeições
O planeamento é a chave para o sucesso. Se vai ligar o forno para preparar um assado, por exemplo, então pode aproveitar que ele já está a ser utilizado para adiantar a preparação de outros alimentos como legumes ou outros acompanhamentos, para toda a semana. Se sobrar tempo ainda pode deixar um bolo pronto para os lanches dos dias seguintes. Desta forma, vai conseguir poupar tempo e dinheiro. 😉
2. Evitar abrir o forno muitas vezes
Evite abrir o forno repetidamente durante o tempo em que está ligado, pois isso faz com que exista uma perda de calor desnecessária, exigindo que o forno trabalhe mais para manter a temperatura desejada.
3. Apostar num pré-aquecimento eficiente
Em muitos casos, não é necessário pré-aquecer o forno com muito tempo de antecedência. Basta pré-aquecer 10 minutos antes, por exemplo, em vez de 20, e assim pode poupar energia sem comprometer a qualidade dos cozinhados. 🍗
4. Aproveitar o calor residual
Pode desligar o forno alguns minutos antes do final do tempo de preparação indicado. O calor residual dentro do forno vai continuar a cozinhar os alimentos sem ter de consumir mais energia.
5. Usar utensílios adequados
Ao utilizar recipientes que distribuam o calor de forma uniforme e eficiente, como travessas de vidro ou cerâmica, vai reduzir o tempo necessário de cozedura dos alimentos e, como consequência, vai baixar o consumo de energia.
6. Tamanho do forno
Quanto maior o forno, maior será o seu consumo. Por isso, é importante ter em consideração este fator. Se no dia a dia não tem necessidade de ter um forno com uma capacidade maior, então não faz sentido ter um na sua cozinha, mesmo que o preço de aquisição seja mais em conta. Lembre-se que sempre que o ligar, vai estar a consumir mais energia do que aquela que realmente precisa. 💡
7. Limpeza do forno
Pode parecer óbvia e por isso acaba por ser desvalorizada. Mas manter o forno limpo, sem restos de comida esquecidos ou gordura acumulada, vai ajudar a manter uma boa transferência do calor. Caso contrário, é natural que o consumo de energia comece a aumentar, já que a sujidade dificulta o processo.
Forno elétrico vs forno a gás: qual consome menos energia?
Afinal, onde há mais poupança de energia: no consumo do forno elétrico ou do forno a gás? E a resposta é… No forno elétrico. 🏆
A verdade é que o forno elétrico tem um consumo de energia inferior ao forno a gás. E os modelos mais recentes acabam por ser bastante eficientes, com classificações energéticas A, apresentando-se assim como uma opção mais sustentável para cozinhar.
As vantagens de optar por um forno elétrico são muitas. Além de ser mais fácil de limpar, já que muitos modelos têm a opção de autolimpeza, é mais seguro do que o forno a gás, evitando fugas de gás, por exemplo. Somado a isto, ainda é capaz de distribuir o calor de forma mais uniforme e tem controladores de temperatura mais precisos, o que permite cozinhar a temperaturas mais baixas e ajustadas às necessidades mais específicas.
Outro aspeto que não deve ser esquecido é o facto de o forno a gás ter combustíveis fósseis como fonte de energia. Ou seja, o forno elétrico acaba por ser uma alternativa mais amiga do ambiente. 🌱
Se quer poupar na eletricidade e no gás, temos todas as dicas que precisa de conhecer. 😀
Como escolher um forno elétrico com baixo consumo de energia
Na hora de escolher um forno elétrico, lembre-se sempre de verificar o consumo de energia do eletrodoméstico e optar por modelos com classificação A, ou seja, escolher os mais eficientes no que diz respeito ao consumo de energia.
Além disso, deve considerar outros aspetos. 👇
- Capacidade: escolha um forno com a capacidade adequada às suas necessidades diárias.
- Funções: opte por um forno com as funções que precisa no dia a dia e que lhe permitam otimizar os gastos e consumos como, por exemplo, a tecnologia de autolimpeza ou isolamento térmico.
- Preço: por fim, compare os preços dos diferentes modelos com base em tudo o que já mencionamos antes de tomar uma decisão. E não se esqueça de simular o consumo do forno elétrico adaptado à sua realidade.
E lembre-se: pequenas mudanças nos seus hábitos de consumo podem fazer uma enorme diferença na sua fatura de eletricidade e no meio ambiente. Por isso, pondere bem as opções, faça contas e, acima de tudo, coloque em prática as dicas que lhe deixamos para reduzir o consumo de energia todos os meses. 😉
Já sabe como escolher o seu novo equipamento e como poupar no consumo do forno elétrico. Caso pretenda ver a sua fatura da luz baixar ainda mais, fale com a Goldenergy. Garantimos eletricidade 100% verde.