MenuFechar
MenuFechar
goldenergy

Gás natural

Todas as vantagens de uma energia verde

Vantagens do Gás Natural

Seguro

  • Ao ser mais leve que o ar, o gás natural dispersa-se rapidamente na atmosfera em caso de fuga, em comparação com outros gases combustíveis.
  • Não possui cheiro, e por esse motivo, antes de ser comercializado, é odorizado, para facilitar a sua rápida identificação em caso de fuga.

Cómodo

  • O gás natural é canalizado, pelo que está disponível 24h/dia, 365 dias/ano sem qualquer tipo de restrições. Não há incómodos em ficar sem o fornecimento nem em preocupar-se com o pedido/transporte de garrafas ou reabastecimento.
  • Não ocupa espaço, não é necessário um local de armazenagem de garrafas nem depósitos.
  • Está ao alcance de todos, tendo múltiplas utilizações no lar, no comércio e na indústria.

Económico

  • Trata-se de uma geração de energia mais económica em relação a outros combustíveis. O preço é bastante competitivo, permitindo uma poupança na sua fatura energética.

Ecológico

  • O gás natural é o combustível fóssil de queima mais limpa, contribuindo, face a outras fontes de energia fóssil, para a melhoria da qualidade do ar.
  • Antes de ser comercializado, o gás natural necessita cumprir as especificações de qualidade, que determinam teores extremamente baixos de humidade, dióxido de carbono e compostos de enxofre.

Dicas de Segurança

O gás natural é um dos combustíveis mais seguros do mercado:

  • Para que o gás natural se inflame, é necessário que seja submetido a uma temperatura superior a 620ºC, enquanto o álcool se inflama a 200ºC, a gasolina a 300ºC, o gás propano a 420ºC e o gasóleo a 210ºC.
  • Para sua total segurança a goldenergy aconselha-o a solicitar inspeções com a periodicidade definida por lei de cinco em cinco anos para as instalações domésticas com mais de 20 anos e que não tenham sido objeto de remodelação. Qualquer válvula que não se encontre ligada a um equipamento a gás deve permanecer tapada e sempre que proceda a obras no pavimento ou nas paredes da sua casa lembre-se que aí pode passar um tubo de gás.
  • Procure identificar a localização das canalizações de gás na sua residência. Deve manter sempre limpos e afinados os equipamentos de gás natural e sempre que se ausentar verifique que os aparelhos estão desligados.
  • Por último, assegure-se de que o local e a instalação do seu aparelho cumprem as normas de ventilação e exaustão dos produtos da combustão.

Qualidade de Serviço

O Regulamento de Qualidade de Serviço (RQS) definido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), estabelece padrões, quer de natureza técnica, quer de natureza comercial a que deve obedecer o serviço prestado pelos intervenientes no Sistema Nacional de Gás Natural (SNGN).

logotipo linkedin SIGA-NOS NO LINKEDIN logotipo twitter SIGA-NOS NO TWITTER
A goldenergy utiliza cookies para melhorar a sua experiência neste website. Ao continuar a navegar está a aceitar a Política de cookies.
Aceito
goldenergy https://assets.goldenergy.pt/gfx/logo/o.svg