Vector energético
O vetor energético consiste numa substância ou dispositivo que armazena energia. Ou seja, é uma fonte de energia secundária, já processada.
Significado de Vetor Energético
O vetor energético é uma fonte de energia secundária, também chamada de intermediária. Isto porque é uma espécie de substância ou dispositivo que armazena uma energia que já foi processada. Portanto, o vetor energético consiste na transformação de uma energia primário, sendo um produto manufaturado, que já passou por algum processo.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Exemplos de Vetor Energético
Para que seja possível compreender melhor em que consiste um vetor energético, eis alguns exemplos:
- Gasolina e diesel: são vetores provenientes do petróleo.
- Eletricidade: este vetor energético pode ser proveniente de diversas energias, como carvão mineral, água, sol, vento, entre muitas outras.
- Metano: proveniente do gás natural.
Nesse sentido, é possível constatar que os vetores energéticos equivalem à chamada energia secundária, obtida através de transformações, e têm como finalidade armazenar e transportar uma energia para a sua posterior utilização.
O hidrogénio como importante Vetor Energético
Um dos principais vetores energéticos do mundo é o hidrogénio. Este pode ser utilizado como combustível em automóveis e também na geração de energia elétrica.
Como não é encontrado de forma isolada na natureza, o hidrogénio precisa de ser extraído de algum meio para ser utilizado nas suas finalidades.
Nesse sentido, ele pode ser obtido a partir de:
- Fontes fósseis, os chamados hidrocarbonetos. No entanto, esta obtenção liberta gás carbónico para a atmosfera.
- Eletrólise da água: através de uma corrente elétrica, a água é separada em oxigénio e hidrogénio. Não há emissão de carbono.
Por causa disso, o hidrogénio tornou-se num vetor energético de grande mais valia para o futuro, desde que seja emitido através da eletrólise da água. Caso contrário, existe a emissão de gases com efeito de estufa e, portanto, ele não é considerado limpo. Nesse sentido, ao ser extraído a partir de fontes limpas, o hidrogénio pode apresentar muitos benefícios, como:
- Contribuição para a descarbonização da atmosfera.
- Alta capacidade energética.
- Contribuição para o desenvolvimento económico das nações.
- Aumento de oportunidades de empregos locais.