Turbina
A turbina é uma máquina que produz energia mecânica. É constituída por várias pás através das quais um fluido passa para gerar energia.
Significado de Turbina
Formada por uma roda e várias pás ou hélices, a turbina é um motor utilizado para produzir energia mecânica.
Para que possa produzir esta modalidade de energia, a turbina deve ser atravessada por um fluido na sua parte central, que permitirá às pás moverem-se e, consequentemente, gerarem a energia.
Por meio de um eixo, a energia mecânica produzida é transferida para outra máquina ou dispositivo. Deste modo pode ser utilizada para produzir eletricidade.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de Turbina
Existem vários tipos de turbina que variam conforme o seu propulsor, ou seja, o fluido que a atravessa. Os principais tipos são:
- Turbina hidráulica: utiliza a força e a pressão da água para funcionar.
- Turbina a vapor: utiliza a energia térmica do vapor sob pressão para funcionar.
- Turbina a gás: utiliza um gás como fluido para funcionar.
- Turbina eólica: utiliza a energia cinética do vento para funcionar.
Devido às diferenças nos fluidos utilizados, o desenho e o funcionamento de cada turbina podem variar. Ou seja, fatores como a potência, vazão do fluido, pressão do trabalho, dimensões, entre outros detalhes, podem variar. As turbinas hidráulicas, por exemplo, possuem maiores dimensões. Já as turbinas a vapor, uma vez que são menores, funcionam sob maior pressão.
Uso das turbinas na geração de energia elétrica
As turbinas são indispensáveis para a geração de grande parte da energia elétrica que consumimos no nosso quotidiano. Sobretudo se falamos das energias renováveis. Por exemplo, as turbinas a vapor produzem a energia gerada a partir de fontes geotérmicas, solar e nuclear. As turbinas hidráulicas movimentam as centrais hidroelétricas. Já as turbinas eólicas são responsáveis por converter a força dos ventos em eletricidade.