Trigeração
A trigeração consiste na produção simultânea de energia elétrica, calor e frio a partir da utilização de um único combustível.
Significado de Trigeração
A trigeração refere-se ao processo que utiliza apenas um combustível para produzir, de forma simultânea, a energia elétrica, o calor e o frio (CHCP). Neste caso, combina-se centrais de cogeração com os refrigeradores de absorção para obter o processo de trigeração. Isto quer dizer que este procedimento é uma extensão da cogeração, que agrega a produção de mais um elemento: o frio. Assim, a trigeração conta com um esquema de produção de energia em que se recupera o calor desperdiçado para a obtenção do frio.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tecnologias utilizadas na Trigeração
Em primeiro lugar, é preciso saber que as mesmas tecnologias utilizadas na cogeração são aplicadas à trigeração. Nesse sentido, as mais utilizadas são:
- Motores a combustão interna.
- Turbinas a gás ou vapor.
- Caldeiras de recuperação e trocadores de calor.
- Pilhas de combustível.
- Micro-turbinas.
- Caldeiras que produzem vapor.
- Geradores elétricos, transformadores e equipamentos elétricos associados.
- Sistemas de ciclo combinado (turbinas a vapor e gás natural) numa mesma central.
- Equipamentos e sistemas de controle de geração e de uso final de energia.
No entanto, estas tecnologias precisam de ser combinadas com outro aparelho que produza frio, isto é, unidades produtoras de água refrigerada. Este equipamento é chamado de chiller. Convém mencionar que o chiller pode ser de compressão ou de absorção. O primeiro utiliza um compressor mecânico, acionado por um motor elétrico, de forma a aumentar a pressão em determinada fase do ciclo termodinâmico do sistema. Já o segundo produz água fresca a partir de uma fonte de calor. Para isso, utiliza uma solução de sal (brometo de lítio) num processo termoquímico de absorção
Vantagens no uso da Trigeração
Existem muitas vantagens no uso da trigeração, a começar pelo facto de um único combustível poder gerar três elementos distintos: energia elétrica, frio e calor. Mas, além desta, existem outras vantagens, como:
- É uma operação silenciosa.
- Possui baixos custos operacionais.
- Reduz o uso da energia primária para a produção de eletricidade.
- Reduz a emissão de gases poluentes.
- Aumenta a estabilidade do sistema energético.
- Durante as estações frias, o calor produzido pode contribuir para o aquecimento.