Taxa de dependência energética
A taxa de dependência energética é um indicador energético que demonstra o quão dependente um país é da importação de energia.
Significado de Taxa de Dependência Energética
A taxa de dependência energética consiste num indicador que tem como finalidade apontar o quanto um país depende de outros para satisfazer as suas necessidades energéticas. Isto quer dizer que quanto maior for a taxa de dependência energética, mais dependente é um país da importação de energia, como petróleo, eletricidade e carvão, por exemplo.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como calcular a Taxa de Dependência Energética?
Para calcular a taxa de dependência energética de um país ou região, é necessário encontrar o quociente da quantidade líquida de energia importada pela quantidade total de energia consumida num determinado período de tempo. Por outro lado, saiba que é possível calcular também a taxa de independência energética. Nesse caso, é necessário encontrar o quociente da produção primária de energia de um país ou região pelo consumo total de energia no lugar. Embora estas taxas não sejam complementares em termos matemáticos, elas podem e devem trabalhar juntas para que seja possível compreender a realidade de um país no que diz respeito às suas necessidades energéticas.
Porque é que a Taxa de Dependência Energética alta não é um bom sinal?
Como mencionado anteriormente, quanto maior a taxa de dependência energética de um país, maior é a sua necessidade de exportar energia de outros países. Isto, por sua vez, é muito prejudicial. Um país que depende muito de outros para suprir as suas necessidades energéticas, perde a oportunidade de movimentar a sua economia local e gerar empregos. Além disso, vive em constante insegurança e instabilidade energética, pois, caso haja alguma deficiência ou interrupção no fornecimento de determinada energia, todos os processos ficarão parados até que retorne à estabilidade. Portanto, a dependência energética precisa de ser reduzida em todos os países para que a nação possa ter segurança e se consiga desenvolver. Para isso, boas alternativas são investir na produção de energia renovável.