Subestação
Uma subestação consiste numa instalação elétrica de alta potência formada por um conjunto de equipamentos que transmitem e distribuem a energia elétrica.
Significado de Subestação
Uma subestação é formada por um conjunto de equipamentos que têm como finalidade transmitir e distribuir a energia elétrica. Por isso, esta é uma instalação elétrica de alta potência. Nesse sentido, a subestação funciona como um ponto de controlo, transferência e transformação dos níveis de tensão de eletricidade. Além disso, ela pode funcionar como um ponto de entrega de energia para os consumidores industriais, isto é, de alta ou média potência. Convém mencionar ainda que, além dos equipamentos de transmissão e distribuição de energia, a subestação conta com equipamentos de proteção e controlo.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de Subestação conforme a sua função
As subestações podem ser classificadas de diversas formas. Tudo depende da categoria a ser analisada. Nesse sentido, quando se olha para a sua classificação em relação à função que desempenha, esta instalação pode ser dos seguintes tipos:
- Subestação transformadora: converte a tensão de suprimento para um nível diferente, que pode ser maior ou menor.
- Subestação elevadora: está localizada na saída das centrais elétricas. A sua função é elevar a tensão da energia para evitar perdas durante a transmissão. - Subestação abaixadora: está localizada na periferia das cidades. A sua função é diminuir a tensão e evitar qualquer incidente com a população.
- Subestação de distribuição: diminui a tensão para o nível de distribuição primária. Pode pertencer a uma concessionária ou aos grandes consumidores.
Porque é que a Subestação é uma instalação tão importante?
Como foi possível perceber, a subestação, independentemente da sua função principal, é uma instalação indispensável em qualquer processo de transmissão e distribuição de energia. Isto porque ela é o ponto de transformação da tensão. Nesse sentido, convém mencionar que esta alteração na tensão elétrica da energia é primordial: o aumento, para reduzir as perdas durante o transporte; e a diminuição, para colocar a energia em condições adequadas de utilização e evitar quaisquer incidentes.