Sobretensão
A sobretensão refere-se a uma tensão elétrica superior à que um circuito elétrico está preparado para receber. As suas causas são diversas.
Significado de Sobretensão
A sobretensão é uma tensão elétrica maior do que um circuito elétrico pode suportar. Ou seja, é uma onda de tensão que se sobrepõe à tensão nominal de uma rede. A tensão elétrica refere-se à diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Uma elevada tensão pode danificar permanentemente os equipamentos que a recebem.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Causas e Consequências da Sobretensão
A sobretensão pode existir por diversas razões, como:
- Descargas atmosféricas: esta é a causa que tem maior potencial de destruição. As descargas provocam sobretensão transiente que pode alastrar a longas distâncias. Pode provocar falha total ou até mesmo a destruição da instalação completa.
- Operações de comutação: comutação de máquinas de alto desempenho ou curto-circuitos na rede de fornecimento de energia elétrica. Podem gerar sobretensões induzidas que se propagam em cabos de alimentação com correntes muito elevadas.
- Descargas eletrostáticas: ocorrem quando há a aproximação ou toque entre corpos com potencial eletrostático diferente.
As consequências de uma sobretensão também são várias, como:
- Destruição ou avaria dos equipamentos.
- Tempos de imobilização das instalações.
- Perda de dados.
- Óbito de pessoas e animais que a recebam.
Como evitar a sobretensão?
Embora alguns fenómenos não possam ser evitados, como as descargas atmosféricas, é possível evitar os impactos da sobretensão sobre os equipamentos e até mesmo sobre as pessoas. Para se prevenir de um fenómeno como este é preciso:
- Avaliar os riscos potenciais de todos os equipamentos, ou seja, considerar todas as interfaces da fonte de alimentação e da comunicação de dados e telecomunicações.
- Utilizar/instalar os seguintes dispositivos:
Disjuntores para proteção contra sobrecarga e curtos-circuitos.
Interruptores diferenciais residuais (DR) para proteção contra os choques elétricos e incêndios.
Dispositivos de proteção contra surtos (DPS) para proteção contra sobretensões.