Reservas de Energia
As reservas de energia consistem na quantidade disponível de uma determinada fonte de energia, como o petróleo e o gás natural.
Significado de Reservas de Energia
As reservas de energia representam as quantidades disponíveis de uma determinada fonte energética. É como se fosse uma espécie de stock, que fica armazenado para posterior extração e consumo. Os tipos mais comuns e conhecidos de reservas energéticas são os de petróleo e de gás natural. No entanto, também existem reservas de energia de xisto, urânio e carvão mineral, por exemplo.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Reservas de Energia de Petróleo
Como o petróleo é um dos recursos energéticos mais cobiçados do mundo, convém falar sobre as reservas de energia desta fonte energética espalhadas pelo mundo. Nesse sentido, os 15 países que possuem as maiores reservas de petróleo, respectivamente, são:
- Venezuela.
- Arábia Saudita.
- Canadá.
- Irã.
- iraque.
- Kuwait.
- Emirados Árabes Unidos.
- Rússia.
- Líbia.
- Nigéria.
- Estados Unidos.
- Cazaquistão.
- China.
- Catar.
- Brasil.
No entanto, como se sabe, além do petróleo ser uma fonte de energia que emite gases de efeito estufa, não é renovável. Portanto, apesar do seu alto custo e da grande procura que tem, este não é um combustível ideal para o meio ambiente.
A importância de explorar de forma consciente as Reservas de Energia
Como pudemos perceber, as reservas de energia estão associadas ao armazenamento de fontes energéticas que não estão disponíveis em qualquer lugar. Isto porque a formação geológica e sedimentar do território interfere nesse processo.
Além disso, costuma demorar milhares de anos até que essas fontes sejam repostas no ambiente.
Naturalmente, isso implica uma exploração consciente destas reservas de energia. As explorações intensas podem comprometer a capacidade energética futura, uma vez que os recursos podem acabar.
No entanto, convém mencionar que o que se vê atualmente no mundo são explorações intensas das reservas para suprir a procura atual, mas que não levam em consideração as necessidades das gerações futuras.