Rede de Gás Natural
A rede de gás natural refere-se a uma rede interligada que opera o transporte do gás natural desde os gasodutos de alta pressão até às áreas de consumo.
Significado de Rede de Gás Natural
A rede de gás natural consiste numa vasta rede que interliga os gasodutos de alta pressão ou o terminal portuário às instalações de consumo. Para a realização desta operação, estão envolvidos diversos componentes e entidades. A rede pública de gás natural em Portugal é constituída pela Rede Nacional de Transporte, Instalações de Armazenamento e Terminais de GNL e pela Rede Nacional de Distribuição de Gás Natural. Convém mencionar que o Sistema Nacional de Gás Natural (SNGN) não dispõe de produção local, ou seja, importamos este produto de outros países.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
A Rede Nacional de Transporte de Gás Natural (RNTGN)
A Rede Nacional de Transporte de Gás Natural (RNTGN) integra os gasodutos de alta pressão (entre 20 e 85 bar). A RNTGN liga as infraestruturas do sistema de gás (armazenamento subterrâneo e terminal de Gás Natural Liquefeito) e as interligações internacionais aos pontos de consumo em alta pressão e às saídas para as redes de distribuição. A RNTGN inclui:
- Infraestruturas como gasodutos e ramais.
- Estações de regulação e medição de gás (GRMS).
- Estações de transferência de custódia (CTS), entre outros componentes.
A Rede Nacional de Distribuição de Gás Natural
A Rede Nacional de Distribuição de Gás Natural, por sua vez, deve assegurar o trânsito do gás natural entre a Rede Nacional de Transporte e os pontos de consumo em média e baixa pressão. Esta rede é subdivida em primária e secundária. A primeira é responsável pela distribuição do gás natural em média pressão, o que equivale a um regime de pressão de funcionamento que varia entre 16 e 20 bar. Já a segunda refere-se à distribuição em baixa pressão, o que significa que o regime de pressão de funcionamento varia entre 0,5 a 4 bar. Convém mencionar que ambas as distribuições são asseguradas pelos Operadores de Rede de Distribuição (ORD).