Proteger a Vida Terrestre
Proteger a Vida Terrestre é o décimo quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deve ser cumprido até ao ano de 2030.
Significado de Proteger a Vida Terrestre
Proteger a Vida Terrestre é o décimo quinto objetivo da lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contidos na Agenda 2030. Isto significa que as nações que adotaram esse plano de ação global da ONU precisam de promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, combater a desertificação, reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade até ao ano de 2030. Convém mencionar que estas medidas entraram em vigor a 1 de janeiro de 2016. Ou seja, são 15 anos para o cumprimento deste ODS.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Metas do ODS 15 - Proteger a Vida Terrestre
O ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre estabelece 12 metas que devem ser cumpridas pelas nações:
- Até 2020, assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interior e os seus serviços.
- Até 2020, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, travar a desmatação, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente os esforços de florestação e reflorestação.
- Até 2030, combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradados e lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação do solo.
- Até 2030, assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha, incluindo a sua biodiversidade.
- Tomar medidas urgentes e significativas para reduzir a degradação de habitats naturais, conter a perda de biodiversidade e, até 2020, proteger e evitar a extinção de espécies ameaçadas.
- Garantir uma repartição justa e equitativa dos benefícios derivados do uso dos recursos genéticos e promover o acesso adequado aos recursos genéticos.
- Tomar medidas urgentes para acabar com a caça ilegal e o tráfico de espécies da flora e fauna protegidas.
- Até 2020, implementar medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras em ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias.
- Até 2020, integrar os valores dos ecossistemas e da biodiversidade no planeamento nacional.
- Mobilizar e aumentar significativamente, a partir de todas as fontes, os recursos financeiros para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas.
- Mobilizar recursos significativos, a partir de todas as fontes e em todos os níveis, para financiar a gestão florestal sustentável e proporcionar incentivos adequados aos países em desenvolvimento para promover a gestão florestal sustentável.
- Reforçar o apoio global para os esforços de combate à caça ilegal e ao tráfico de espécies protegidas.
A importância do ODS 15
Segundo a ONU, 13 milhões de hectares de florestas são perdidos a cada ano. Além disso, cerca de 1,6 bilião de pessoas dependem das florestas para subsistência e 80% de todas as espécies de animais, plantas e insetos terrestres têm a floresta como lar. Estes números, para além de muitos outros, mostram o quão necessário é preservar e proteger a vida terrestre para que as próximas gerações tenham recursos para a sua sobrevivência.