Produção de Energia
A produção de energia é o processo através do qual a energia é gerada, o que pode acontecer através de várias formas e fontes.
Significado de Produção de Energia
A produção de energia é um processo que consiste na geração de energia e pode acontecer de várias formas e a partir de diferentes fontes. Isto significa que há diversidade de métodos e de matéria-prima para a produção de energia. A maioria dos processos de produção de eletricidade passa por centrais elétricas, que são grandes instalações industriais que utilizam geradores para converter a energia mecânica proveniente de alguma fonte de energia em energia elétrica.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
As principais fontes utilizadas na Produção de Energia
De forma geral, as fontes de energia utilizadas na produção de eletricidade podem ser divididas em não renováveis e renováveis.
Esta classificação considera a capacidade de uma fonte se renovar e repor os recursos no meio ambiente em pouco tempo.
As fontes de energia não renováveis, também chamadas convencionais, são finitas, ou seja, esgotam-se a médio ou longo prazo. O seu processo de formação e reposição na natureza é muito lento quando comparado com o seu tempo de consumo.
Os tipos de fontes de energia convencionais utilizadas para a produção de energia são: petróleo, carvão mineral, gás natural e urânio. Com a exceção do urânio, a queima desses recursos emite gases com efeito de estufa e gases poluentes.
As fontes de energia renováveis, por sua vez, são capazes de se renovarem constantemente na natureza. Por isso, podem ser utilizadas para a produção regular de energia e dentro da escala de tempo humana.
As principais fontes de energia renováveis utilizadas para a produção de energia são: sol, vento, água, biomassa, calor interno da Terra e ondas e marés oceânicas.
Produção de Energia Limpa
Cada vez mais, investir na produção de energia limpa é uma preocupação global. Ou seja, em processos que não emitem gases com efeito de estufa, já que estes são responsáveis pelo agravamento das alterações climáticas. Nesse sentido, a geração de energia limpa contribui para a diminuição dos índices de carbono no planeta Terra. Por isso, muitos países têm investido em tecnologias que podem ser utilizadas na produção de energia de forma limpa e eficiente.