Potência Contratada
A potência contratada é escolhida pelo consumidor e corresponde à potência máxima que limita o funcionamento dos equipamentos elétricos usados ao mesmo tempo.
As potências disponíveis na Goldenergy para clientes domésticos variam entre os 1,15 kVA e os 20,70 kVA. Acima dessa potência, é proposto o tarifário para clientes de grandes consumos.
Significado de Potência Contratada
A potência contratada é o valor máximo de eletricidade que o contador disponibiliza para utilização simultânea.
Trata-se de um valor fixo e que determina o número de equipamentos ligados em simultâneo. Se, num dado momento, tiver mais aparelhos ligados à corrente do que aqueles que a sua potência elétrica contratada suporta, o quadro dispara e a luz vai abaixo. Por outro lado, se tiver uma potência superior ao que necessita, vai estar a pagar mais na sua fatura, uma vez que quanto maior for a potência contratada, maior é o valor a pagar por dia.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como escolher a potência ideal?
Atualmente, são disponibilizadas 13 opções de potência em Portugal. As mais contratadas para as habitações variam entre 3,45 kVA e 6,90 kVA. Devido à grande variedade, pode ser difícil escolher a potência ideal para a sua casa. No entanto, é preciso analisar alguns aspetos antes de chegar a uma conclusão sobre a potência a ser contratada:
- O número de eletrodomésticos frequentemente ligados ao mesmo tempo.
- A etiqueta energética de cada equipamento.
- O número de horas diárias durante as quais um aparelho é utilizado.
Vale a pena destacar que, quanto maior a potência contratada, maior será o valor da fatura.
Como alterar a Potência Contratada?
Caso os moradores de uma casa cheguem à conclusão de que a potência contratada é insuficiente ou exagerada, é possível alterá-la junto do comercializador. Para isso, basta fazer um pedido. Algumas questões devem ser tidas em consideração antes do pedido, como:
- Se a instalação elétrica do imóvel suporta a potência desejada.
- Se o comercializador que fornece a energia disponibiliza tarifas para a potência requerida.
Uma vez verificada a capacidade de um imóvel de receber a potência solicitada, esta é alterada sem custos.