Potência Aparente
A potência aparente corresponde à potência total que uma fonte é capaz de fornecer. A sua unidade de medida é o Volt Ampère (VA).
Significado de Potência Aparente
A potência aparente refere-se à potência total que uma determina fonte é capaz de fornecer a um sistema. Esta consiste na soma vetorial da potência ativa e da potência reativa. A sua unidade de medida é o Volt Ampère (VA) ou quilo Volt Ampère (kVA). No âmbito da comercialização de eletricidade, a potência aparente é toda a potência disponibilizada pelo comercializador de energia a um determinado imóvel.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
O fator de potência
O fator de potência representa a relação entre a potência aparente e a potência ativa. Isto quer dizer que o fator de potência representa a relação entre a quantidade de energia que foi entregue pela fonte e a quantidade de energia que realmente foi transformada em trabalho, ou seja, que foi utilizada no imóvel em questão. Numa escala de zero a um, quanto maior for o fator de potência de uma carga, maior será a sua potência ativa, ou seja, aquela convertida em trabalho. Ao contrário, quanto menor for um fator de potência, menor será a sua potência ativa e, portanto, maior será a sua potência reativa (aquela que não realiza nenhum trabalho efetivo).
O medidor de fator de potência
Existe um dispositivo utilizado para medir o trabalho de uma determinada carga, o chamado medidor de fator de potência. Este dispositivo pode ser de dois principais tipos: eletrodinamômetro e medidor de tipo de ferro em movimento. Convém mencionar que o medidor eletrodinamômetro pode ser encontrado nas versões eletrodinâmica monofásica ou eletrodinâmica trifásica. Já o medidor de tipo de ferro em movimento pode ser encontrado nas versões campo magnético de ferro rotativo ou número de campo alternado.