Pegada ecológica
A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade que compara a biocapacidade do planeta com a necessidade de recursos naturais por parte da sociedade.
Significado de Pegada Ecológica
A pegada ecológica consiste num indicador de sustentabilidade ambiental. A sua principal finalidade é comparar a biocapacidade do planeta com a necessidade de recursos naturais por parte da sociedade. Este indicador é expresso em hectares globais (gha) e permite que seja avaliada a pressão do consumo da sociedade sobre os recursos naturais. Para que se perceba melhor, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano. Já a biocapacidade, por sua vez, é definida como a capacidade dos ecossistemas de produzirem recursos úteis e absorverem os resíduos gerados pelos seres humanos.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como é calculada a Pegada Ecológica?
Para ser calculada, a pegada ecológica tem em consideração as suas subpegadas, que devem ser medidas em unidades de área importantes para manter a produtividade biológica. Convém mencionar, no entanto, que a utilização de alguns recursos naturais não entra no cálculo, como é o caso dos resíduos sólidos e da água. Isto porque eles não podem ser facilmente aferidos. Nesse sentido, algumas das subpegadas que entram no cálculo da pegada ecológica são:
- Retenção de carbono: quantidade de florestas necessárias para absorver o dióxido de carbono produzido.
- Pastagem: área necessária para a criação de gado em condições razoáveis.
- Florestal: estabelecida pelo consumo anual de madeira para diversos produtos.
- Áreas de cultivo: área necessária para o cultivo de alimentos humanos, rações para animais e oleaginosas.
- Áreas construídas: áreas com infraestrutura humana, como, por exemplo, indústria, reservatórios para geração de eletricidade e habitações.
Ações para reduzir a Pegada Ecológica
Reduzir a pegada ecológica é essencial para a sustentabilidade do planeta e para não comprometer a capacidade das gerações futuras. Nesse sentido, existem algumas ações que podem reduzir esta pegada, como:
- Reciclar e reutilizar produtos.
- Plantar árvores.
- Tomar duches mais rápidos.
- Utilizar veículos elétricos, bicicletas ou deslocar-se a pé.
- Não desperdiçar alimentos.
- Utilizar o mínimo possível de itens descartáveis, como sacos de plástico.