Pegada de Carbono
A pegada de carbono refere-se a uma medida que calcula a quantidade de gás carbónico libertada para a atmosfera por uma pessoa, empresa ou atividade.
Significado de Pegada de Carbono
A pegada de carbono é um termo derivado do inglês “carbon footprint”. Refere-se a um método que mede as emissões de carbono por uma pessoa, empresa, atividade, evento, organização ou governo. Esse cálculo tem em consideração todas as atividades do dia a dia, como a alimentação, o transporte, a bateria do telemóvel, entre outras atividades que emitem gás carbónico. O reconhecimento da pegada de carbono permite-nos refletir sobre toda a cadeia de atividades que emitem este gás. Por exemplo, quando comemos arroz, temos de considerar que o dióxido de carbono é emitido pela plantação, pela máquina que refinou o grão, pelo camião que o levou até ao mercado, pela deslocação de quem o comprou e pela preparação do alimento. Deste modo, são identificados os ciclos de cada produto, processo ou serviço para que seja encontrada a sua pegada de carbono.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
A importância de conhecer a própria Pegada de Carbono
Conhecer a própria pegada de carbono é essencial. Afinal, através desta é possível analisar o impacto que cada indivíduo e ação causam no planeta Terra. A emissão do dióxido de carbono é a principal causa da intensificação do efeito de estufa e, consequentemente, do aquecimento global. Por isso, é essencial compreender que cada ação humana, por menor que seja, tem impacto ambiental. Apenas assim será possível encontrar formas de reduzir as emissões de carbono.
Como reduzir a Pegada de Carbono individual?
A redução da pegada de carbono está associada a mudanças de hábitos de cada indivíduo, desde as pessoas físicas até às grandes empresas e entidades governamentais. É possível reduzir a pegada de carbono de forma individual através de atitudes como:
- Consumo de produtos com embalagens recicláveis ou recicladas.
- Consumo de alimentos orgânicos.
- Uso de sacos ecológicos e recicláveis nas compras.
- Deslocação em bicicleta ou transportes públicos.
- Redução ou eliminação do consumo de carne.
- Melhoria na eficiência energética da casa, através da compra de eletrodomésticos com melhores classificações energéticas.