Pedido de fornecimento
O pedido de fornecimento consiste numa solicitação para a disponibilização de energia elétrica e/ou gás natural numa instalação ou imóvel.
Significado de Pedido de Fornecimento
O pedido de fornecimento consiste no ato de o consumidor solicitar a disponibilização de eletricidade e/ou gás natural para a sua instalação. Convém mencionar que esta solicitação deve ser realizada ao comercializador de energia ou o comercializador de último recurso (CUR), a depender da situação. Além disso, o consumidor deve saber que, antes de entrar em contato com o comercializador para solicitar a ligação, é preciso seguir algumas etapas essenciais.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Pedido de Fornecimento de Energia Elétrica
Qualquer pessoa interessada pode realizar o pedido de fornecimento de energia elétrica, que pode ser feito através da internet ou presencialmente. Mas antes é necessário contratar um eletricista credenciado para realizar a análise do local. Ele será responsável por ajudar o consumidor a definir a potência a ser contratada e a localização do contador, entre outras medidas. Feito isso, a solicitação de fornecimento de eletricidade pode ser realizada. Após esta etapa, é necessário efetuar o pagamento dos encargos iniciais, receber o orçamento do comercializador, pagar este valor estipulado e realizar a obra. Quando tudo estiver pronto, o consumidor receberá o seu Código de Ponto de Entrega (CPE). Além disso, as instalações devidas serão realizadas e o fornecimento de energia elétrica estará ativo.
Pedido de Fornecimento de Gás Natural
O processo de pedido de fornecimento de gás natural é bem semelhante ao de energia elétrica. No entanto, nesse caso, o consumidor deve assegurar que a sua residência está preparada e certificada para receber essa energia. Em seguida, é necessário solicitar o pedido de ligação à rede diretamente ao Operador de Distribuição de Gás Natural. Esse agente avaliará a viabilidade de instalar o gás natural no imóvel. Caso a instalação seja viável, então será necessário construir a infraestrutura específica. Convém mencionar que, na maioria dos casos, é o consumidor o responsável por arcar com os custos inerentes à ligação à Rede de Distribuição de Gás Natural. Após a instalação, deve ser realizado o contrato com uma comercializadora de gás natural e, então, o fornecimento é disponibilizado.