Moinho de vento
Um moinho de vento é um moinho que utiliza as hélices como elementos de captação e conversão de energia eólica noutros tipos de energia, a fim de movimentar mecanismos para fins diversificados.
Significado de Moinho de Vento
Um moinho é um mecanismo que aproveita a energia do vento para movimentar outros equipamentos, como por exemplo um moedor de grãos, uma bomba de água ou mesmo para produzir energia elétrica. Estima-se que seja um equipamento muito antigo, utilizado ainda no século V, para a produção de farinha no Irão. No Oriente, os moinhos eram utilizados para a elevação (ou bombagem) de água. Na Europa, o moinho mais antigo de que se tem notícia foi construído em Inglaterra em 1185.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Funcionamento do Moinho de Vento
Um moinho de vento é um equipamento composto por várias lâminas que giram quando sopra o vento. As suas lâminas ficam no alto de uma torre e são conectadas a um eixo central. Os moinhos de vento portugueses, ao contrário do norte da Europa, são de menores dimensões e compostos por uma estrutura cilíndrica em pedra. Possuem uma cúpula cónica de madeira (chamada capelo) e uma certa quantidade de velas de pano, cuja origem pode ser associada às velas das embarcações.
Evolução do Moinho de Vento
Atualmente, os moinhos de vento já não são utilizados quer para a moagem de cereais, quer para a elevação de água. De facto, o uso mais comum é para a geração de energia elétrica. Nesse sentido, os moinhos de vento tornam-se nos geradores eólicos, compostos por uma armação metálica ou haste oca, em cujo topo há uma turbina. As suas pás são de grandes dimensões, pelo que atingem entre 40 e 60 metros de comprimento e rodam lentamente. O gerador é o responsável por converter a energia cinética da rotação em energia elétrica, que é canalizada para a rede de fornecimento de eletricidade. No futuro, os geradores eólicos poderão funcionar com as turbinas embutidas, possuindo duas principais vantagens: impacta minimamente a paisagem e diminui os riscos de colisões com as aves.