Metanol
O metanol é um composto químico de fórmula CH3OH. É também conhecido como álcool metílico ou hidrato de metilo, e pode ser caracterizado como líquido, altamente inflamável e com chama incolor.
Significado de Metanol
O metanol é considerado um biocombustível altamente inflamável, podendo ser obtido através da destilação de madeiras, do processamento da cana-de-açúcar ou por meio de gases de origem fóssil. A nível da fórmula química, a grande diferença entre esse composto e o etanol são as moléculas de carbono e de hidrogénio. Ou seja, o etanol pode ser simbolizado pela combinação C2H5OH, enquanto o metanol é simbolizado pela combinação CH3OH e é consideravelmente mais tóxico.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Usos do Metanol
O metanol é muito utilizado nas indústrias químicas, pois trata-se de um importante solvente industrial, sendo muito eficaz na dissolução de alguns sais. Além disso, pode ser utilizado no fabrico de plástico, na preparação de vitaminas e hormonas, na extração de produtos animais e vegetais, na produção de biodiesel, entre outros. De facto, o metanol chegou a ser adicionado à gasolina em alguns lugares do mundo, mas esse uso foi banido devido à poluição ambiental, à toxicidade e ao perigo causado pela sua chama quase invisível. Além disso, o seu contacto com o corpo humano pode causar sérios problemas à saúde.
Efeitos do Metanol
O metanol pode ser bastante nocivo à saúde, independentemente do tipo de contacto do mesmo com o corpo humano. O contacto do metanol com a pele pode deixá-la seca e fragilizada. Por outro lado, o seu contacto com os olhos de forma contínua pode causar lesões nos olhos e evoluir até mesmo para a cegueira. A inalação ou a ingestão do metanol pode irritar as membranas das mucosas e gerar um efeito tóxico no sistema nervoso. Os sintomas podem incluir a dor de cabeça, a náusea, o vómito e até mesmo cegueira, o coma e a morte.