Metano (CH4)
O metano é um gás formado por uma molécula de Carbono (C) e quatro de Hidrogénio (H), pelo que a sua fórmula química é a CH4. Trata-se de um gás incolor e inodoro que, quando adicionado ao ar, pode provocar explosões.
Significado de Metano (CH4)
O metano (CH4) é o gás mais simples do grupo dos hidrocarbonetos (HC), um grupo de compostos formados por carbono e hidrogénio que podem apresentar-se como gases, partículas finas ou gotas. Entre as principais características do metano destacamos a sua baixa solubilidade em água, o facto de não possuir cor ou cheiro e o facto de ser altamente inflamável quando adicionado ao ar. Além disso, é considerado o terceiro gás de efeito de estufa com maior impacto sobre o aquecimento global, estando atrás do dióxido de carbono e do vapor de água.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Fontes de gás metano (CH4)
Este gás provém de muitas fontes, mas atualmente estima-se que 60% da emissão de metano no mundo provém de ações humanas como a agricultura. As principais fontes do gás metano são:
- bactérias
- processo de digestão de animais herbívoros, carnívoros e onívoros
- decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos
- vulcões de lama e falhas geológicas
- gás natural e minas de carvão
- fontes naturais (ex: pântanos).
Efeitos do metano na atmosfera
Como dito anteriormente, o metano é um dos maiores responsáveis pelo agravamento do efeito de estufa, ocasionando mudanças climáticas e impactos irreversíveis sobre o ambiente. Nesse sentido, apesar de possuir um menor tempo de permanência na atmosfera do que o CO2, possui um potencial de aquecimento cerca de 60 vezes maior. Além disso, tem alto poder de absorção de radiações infravermelhas (calor) e gera outros gases com efeito de estufa, como o próprio CO2 e o O3 troposférico. Ao ser inalado, pode causar asfixia, perda de consciência e paragem cardíaca. Em casos muito extremos, provoca ainda danos ao sistema nervoso central.