Linha de Distribuição
A linha de distribuição corresponde à rede que leva a energia das subestações dos grandes centros às instalações dos consumidores.
Significado de Linha de Distribuição
A linha de distribuição consiste no cabo que realiza o transporte da energia elétrica entre as subestações localizadas nos grandes centros consumidores e as instalações dos consumidores.
Convém mencionar que a linha de distribuição é mais fina do que a linha de transmissão e pode ser de alta tensão (AT), média tensão (MT) ou baixa tensão (BT). Tudo dependerá do consumidor que receberá a energia: se é industrial ou residencial.
Nesse sentido, os transformadores localizados nas subestações rebaixam a energia que chega em muito alta tensão (MAT) pelas linhas de transporte.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de Redes de Distribuição
As redes de distribuição podem ser de diferentes tipos:
- Rede de Distribuição Aérea Convencional: nesta rede, os condutores elétricos não possuem isolamento. O responsável por esta função é o próprio ar, pelo que é mais vulnerável e menos segura.
- Rede de Distribuição Aérea Compacta: é mais segura e protegida do que a anterior. Isto porque os condutores possuem uma camada de isolamento e porque a rede ocupa menos espaço.
- Rede de Distribuição Aérea Isolada: é uma rede ainda mais protegida, uma vez que os condutores são encapados com isolamento suficiente para serem trançados. No entanto, é mais cara do que as anteriores.
- Rede de Distribuição Subterrânea: como o próprio nome sugere, a sua principal diferença é o facto de ser subterrânea. Possui muitas vantagens, como o alto nível de confiabilidade e a ausência de poluição visual. No entanto, o seu custo é bastante elevado.
Diferença entre a linha de transporte e a linha de distribuição
A linha de transporte e a linha de distribuição apresentam muitas diferenças, a começar pelo facto de a primeira ser utilizada para ligar as centrais elétricas às subestações; e a segunda, para conectar as subestações às instalações dos consumidores. Destacamos a seguir outras diferenças:
- A linha de transporte ou transmissão é mais grossa do que a de distribuição.
- Na linha de transmissão, o sistema de abastecimento é trifásico; já na de distribuição, é monofásico.
- A linha de transmissão é de muito alta tensão (MAT). A de distribuição pode ser de alta tensão (AT), média tensão (MT) ou baixa tensão (BT), a depender do consumidor.