Lâmpada de Vapor de Mercúrio
A lâmpada de vapor de mercúrio é um dispositivo elétrico frequentemente utilizado para realizar a iluminação de vias públicas e áreas industriais.
Significado de Lâmpada de Vapor de Mercúrio
A lâmpada de vapor de mercúrio é um dispositivo elétrico utilizado para iluminar e contém no seu interior um gás inerte – o argon – e gotas de mercúrio. Além disso, este dispositivo é constituído por:
- Dois invólucros, sendo um interno (feito de quartzo) e outro externo (feito de vidro borossilicato).
- Um tubo de descarga feito de quartzo, para suportar as altas temperaturas, que é preenchido com o gás inerte e o mercúrio mencionados.
- Extremidades com eletrodo de tungstênio e recoberto por óxidos de bário ou estrôncio.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Os principais aspetos da Lâmpada de Vapor de Mercúrio
A lâmpada de vapor de mercúrio, como mencionado, possui gotas de mercúrio no seu interior. No entanto, quando está em funcionamento, este componente é vaporizado a altas pressões. Como o processo de acionamento desta lâmpada ocorre de forma lenta, devido ao aquecimento gradual do meio interno para a vaporização do mercúrio, a sua luminosidade aumenta gradativamente e apenas estabiliza após algum tempo. Convém mencionar ainda que este dispositivo emite uma luz de aparência branca-azulada e é normalmente utilizado para iluminar vias públicas e áreas industriais, porque possui um baixo custo de investimento.
Desvantagens da Lâmpada de Vapor de Mercúrio
A lâmpada de vapor de mercúrio apresenta três principais desvantagens, sendo elas:
- Possui baixa eficiência energética: precisa consumir mais energia elétrica para alcançar a luminosidade de outros dispositivos luminosos, como a lâmpada de LED.
- Contribui para o agravamento do efeito de estufa: como precisa de mais energia, esta lâmpada exige mais eletricidade. Nesse sentido, sabe-se que muitos processos de geração de energia ainda emitem gases com efeito de estufa (GEE).
- Poluição do meio ambiente e danos à saúde: o mercúrio é um metal pesado e tóxico e, quando disseminado no ambiente, pode contaminar o solo e trazer problemas à saúde humana.