Joule [J]
Joule [J] é a unidade de medida de energia mecânica (trabalho) e energia térmica (calor) utilizada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).
Significado de Joule [J]
O Joule [J] refere-se à unidade de medida de trabalho, de energia ou de quantidade de calor equivalente ao trabalho produzido por uma força de 1 (um) newton cujo ponto de aplicação desloca-se 1 (um) metro na direção da força. Esta unidade de medida foi assim nomeada em homenagem ao físico britânico James Prescott Joule, que provou que a energia mecânica se transforma em calor com uma experiência que envolvia um sistema de água, pás, fios, roldanas e um termómetro.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Efeito Joule
O efeito Joule é um fenómeno físico que consiste na conversão de energia elétrica em calor. Isto significa dizer que é possível aquecer algum meio ou objeto quando ocorre a passagem de corrente elétrica através do mesmo. O aquecimento surge em consequência das diversas colisões que acontecem entre os eletrões e os átomos, que formam parte da estrutura do material. Deste modo, parte da energia elétrica é convertida em calor. Para que a energia seja dissipada, o meio atravessado pela corrente elétrica deverá apresentar alguma resistência, uma vez que interfere na quantidade de calor produzida enquanto um corpo é atravessado pelo fluxo de eletrões. Convém ressaltar que o efeito Joule ocorre em qualquer material, condutor ou isolante, que apresente uma resistência não-nula.
Efeito Joule no quotidiano
Uma vez que o efeito Joule permite que a energia elétrica seja convertida em calor, podemos citar alguns aparelhos elétricos que fazem uso desse fenómeno, como o chuveiro elétrico, o aquecedor, o ferro de passar roupa, a torradeira, o secador de cabelo, entre outros.
No entanto, embora o efeito joule seja fundamental para o nosso quotidiano, temos de estar atentos aos riscos que o aumento nas temperaturas dos eletrodomésticos apresenta para a segurança da casa e dos moradores.
O ideal é estar atento aos pormenores das instalações, evitar a humidade, os fios desprotegidos, a poeira em excesso e a oxidação dos componentes eletrónicos. Tais fatores podem fazer com que as resistências elétricas aumentem, levando à maior dissipação de calor e, portanto, a um aumento nos riscos de incêndio.